Gado no Pará deve ser vacinado até 20 de junho; confira

A companhando a prorrogação da Etapa Maio/2022 da Vacinação contra a Febre aftosa, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) também prorrogou a vacinação contra a raiva animal em 50 municípios paraenses, pertencentes à jurisdição das regionais da Agência em Abaetetuba, Castanhal, Capanema e Capitão Poço.

No âmbito dessas regionais, o prazo para vacinar o rebanho vai até 20 de junho de 2022 e o produtor tem até 30 de junho de 2022 para fazer a notificação. Devem receber a vacina antirrábica, uma vez ao ano, os rebanhos de bovinos, caprinos, ovinos e equídeos, conforme determinou a portaria Nº 8272/21, de 22 de dezembro de 2021, que instituiu a vacinação obrigatória contra a raiva dos herbívoros devido à recorrência de focos em algumas regiões do estado.

De acordo com a Fiscal Estadual Agropecuária, a médica veterinária Khrisna Tabosa, gerente do Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros (PECRH) da Adepará, além de vacinar o rebanho, o produtor deve notificar os escritórios da Adepará sobre o surgimento de qualquer sintoma neurológico nos animais, presença de sinais de mordedura por morcegos hematófagos ou existência de abrigos de morcegos nas propriedades ou em áreas próximas.

A Adepará realiza o monitoramento, o cadastro e o acompanhamento constante dessas propriedades. “Se existe um foco de raiva em uma propriedade é preciso notificar todas as fazendas dentro de um raio de até 12 quilômetros e, além da notificação para vacinar, é preciso fazer a vigilância epidemiológica. isso é obrigatório por lei federal”, orienta a fiscal.

Mas não basta vacinar os animais, é preciso também comprovar a aplicação da vacina junto a um dos escritórios da Adepará e isso é feito por meio da apresentação da nota fiscal de aquisição da vacina e a descrição do rebanho vacinado, devendo constar informações detalhadas como o número da partida, a data da validade e o laboratório fabricante, bem como a data da vacinação.

Os animais primovacinados, após receberem a primeira dose da vacina, devem receber a dose de reforço num prazo de 30 dias.

A partir de 30 de junho de 2022, a emissão de Guia de Trânsito Animal – GTA somente será realizada após a comprovação da vacinação contra raiva  e os proprietários ou responsáveis pelos animais estão sujeitos às penalidades previstas em lei.

Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros

O PECRH da Adepará tem como objetivo atingir a excelência no controle da raiva, contribuindo com o crescimento da pecuária, diminuindo os prejuízos e colaborando com a saúde pública, com o controle de morcegos hematófagos e a educação sanitária.

Raiva em Herbívoros

Doença causada por vírus que ataca o sistema nervoso central dos mamíferos (animais domésticos, selvagens e o homem). Ocorre pela saliva, por meio de mordedura ou lambedura em pele lesionada e mucosas. O principal transmissor é o morcego hematófago Desmodus rotundus. Para evitar o contágio, é necessário vacinar os animais, anualmente, contra a raiva dos herbívoros, pois não há tratamento nem cura para a doença.

SERVIÇO

Vacinação Raiva dos Herbívoros – até 20 de junho de 2022 em 50 municípios paraenses. Mais informações acesse o site da Adepará (www.adepara.pa.gov.br).

Com informações DOL

Plantão24horas

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Homem é morto a facadas na zona rural de Rurópolis, no Pará

Por volta das 7h00 da manhã deste sábado (18), a guarnição da Polícia Militar foi…

1 hora ago

Filho é preso após ameaçar a mãe com faca e facão em Tailândia

Um jovem de apenas 19 anos acabou sendo preso pela Polícia Militar, após ameaçar a…

1 hora ago

Governo propõe aumento de 13% a 31% a professores até 2026

Em greve há um mês, os professores de universidades e colégios federais receberam uma proposta…

1 hora ago

Envolvidos em ameaça ao Clube do Remo são presos em Belém

Presos foram liberados após assinar termo de compromisso de comparecimento na justiça | Divulgação/PCPAQuatro torcedores…

3 horas ago

Vídeo: Moradores do distrito de Miritituba reclamam da falta d’água

Na manhã deste sábado (18), moradores do bairro Jardim do Éden, no distrito de Miritituba,…

6 horas ago

Ônibus tombado: acidente deixa feridos na PA-150 em Tailândia

Um ônibus tombou às margens da rodovia PA-150, próximo a entrada da vicinal 12 em…

6 horas ago

This website uses cookies.