Categories: MarabáNotícias

Canadá anuncia descriminalização de cocaína e ecstasy

Nesta quarta-feira (1º), o Canadá anunciou que irá descriminalizar temporariamente a posse de pequenas quantidades de drogas ilícitas na Colúmbia Britânica, província do oeste. A medida entrará em vigor em 2023 e terá validade de três anos, funcionando como um teste para a liberação de substâncias ilegais no país.

O projeto-piloto prevê que adultos poderão possuir um total combinado de 2,5 gramas de produtos como cocaína, metanfetamina e midomafetamina (MDMA), popularmente conhecido como ecstasy. Caso sejam flagrados com essa quantidade, não poderão ser presos e a polícia também não poderá confiscar as substâncias.

O motivo foi uma recente crise de consumo de opioides, que provocou milhares de mortes no país. Agora, as autoridades tentarão tratar o vício de forma clínica, não encarcerando os usuários.

“Por muitos anos, a oposição ideológica à redução de danos custou vidas”, disse a ministra federal de Saúde Mental e Vícios, Carolyn Bennett.

Caso alguém seja flagrado com a substância, será orientado sobre como acessar ajuda médica para tratar o vício.

“Estamos fazendo isso para salvar vidas e para dar aos usuários de drogas dignidade e poder de decisão”, completou Bennett, ao enfatizar que a iniciativa não é uma legalização. Ela explica ainda que o programa servirá como referência para outras jurisdições canadenses, já que outras localidades, como Montreal e Toronto, manifestaram implementar medidas semelhantes.

Para o prefeito de Vancouver, Kennedy Stewart, a decisão “reformula de forma fundamental a política de drogas para favorecer assistência em saúde”. A cidade é tida como epicentro da crise de opioides no Canadá.

Ainda segundo o político, a medida é histórica e corajosa. Kennedy diz que representa um passo pioneiro “na luta para salvar vidas da guerra às drogas”, além de ter potencial para reduzir a incidência de pequenos crimes relacionados à dependência química.

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Bolsa sobe 0,99% e volta a superar os 160 mil pontos

Em mais um dia de recuperação no mercado financeiro, a bolsa subiu quase 1% e…

6 horas ago

Segunda parcela do 13º salário deve ser paga até a próxima sexta-feira

A segunda parcela do décimo terceiro salário deve ser depositada a 95,3 milhões de brasileiros…

17 horas ago

Projeto social estimula autonomia financeira de mulheres no Rio

Oferecer capacitação profissional com mentoria especializada e noções de mercado integradas à realidade socioemocional é o…

1 dia ago

BB passa a oferecer crédito orientado a famílias inscritas no CadÚnico

As famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem pegar…

2 dias ago

Atividade econômica brasileira contraiu 0,2% em outubro

A atividade econômica brasileira apresentou queda em outubro deste ano, de acordo com informações divulgadas…

2 dias ago

Mercado reduz previsão da inflação para 4,36% este ano

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)…

3 dias ago

This website uses cookies.