Categories: MarabáNotícias

Canadá anuncia descriminalização de cocaína e ecstasy

Nesta quarta-feira (1º), o Canadá anunciou que irá descriminalizar temporariamente a posse de pequenas quantidades de drogas ilícitas na Colúmbia Britânica, província do oeste. A medida entrará em vigor em 2023 e terá validade de três anos, funcionando como um teste para a liberação de substâncias ilegais no país.

O projeto-piloto prevê que adultos poderão possuir um total combinado de 2,5 gramas de produtos como cocaína, metanfetamina e midomafetamina (MDMA), popularmente conhecido como ecstasy. Caso sejam flagrados com essa quantidade, não poderão ser presos e a polícia também não poderá confiscar as substâncias.

O motivo foi uma recente crise de consumo de opioides, que provocou milhares de mortes no país. Agora, as autoridades tentarão tratar o vício de forma clínica, não encarcerando os usuários.

“Por muitos anos, a oposição ideológica à redução de danos custou vidas”, disse a ministra federal de Saúde Mental e Vícios, Carolyn Bennett.

Caso alguém seja flagrado com a substância, será orientado sobre como acessar ajuda médica para tratar o vício.

“Estamos fazendo isso para salvar vidas e para dar aos usuários de drogas dignidade e poder de decisão”, completou Bennett, ao enfatizar que a iniciativa não é uma legalização. Ela explica ainda que o programa servirá como referência para outras jurisdições canadenses, já que outras localidades, como Montreal e Toronto, manifestaram implementar medidas semelhantes.

Para o prefeito de Vancouver, Kennedy Stewart, a decisão “reformula de forma fundamental a política de drogas para favorecer assistência em saúde”. A cidade é tida como epicentro da crise de opioides no Canadá.

Ainda segundo o político, a medida é histórica e corajosa. Kennedy diz que representa um passo pioneiro “na luta para salvar vidas da guerra às drogas”, além de ter potencial para reduzir a incidência de pequenos crimes relacionados à dependência química.

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Lançamento de Cyberpunk 2077 manchou imagem da CD? CEO opina

Você já jogou The Witcher 3: Wild Hunt? Mesmo que não tenha jogado, certamente já…

1 hora ago

Polícia Prende Suspeita de Tráfico de Drogas em Itaituba

Na manhã desta terça-feira, 8 de outubro de 2024, a guarnição da 1ª Companhia Independente…

1 hora ago

PC investiga desaparecimento de idoso no Pará

A Delegacia de Pessoas Desaparecidas, vinculada à Divisão de Homicídios (DH), localizada no bairro de…

1 hora ago

Desafios da Navegação na Região Norte: A Seca do Rio Tapajós em Itaituba, no Pará

A região Norte do Brasil está vivenciando a maior estiagem já registrada nos últimos anos,…

6 horas ago

Homem é preso após vender filho de 11 meses por R$ 5 mil para fazer apostas online

Um homem de 36 anos foi preso, na Indonésia, após vender o próprio filho, de 11 meses,…

6 horas ago

Presidente do Simineral reforça compromisso com a Amazônia

O compromisso foi firmado durante a New York Climate Week 2024, nos Estados Unidos. |…

7 horas ago

This website uses cookies.