Adepará informa que Campanha de Aftosa é prorrogada

Foi prorrogada até o dia 20 de junho de 2022, a campanha de vacinação contra a febre aftosa no Pará, informa a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepara). A Etapa Maio de 2022 da começou no dia 1º de maio e seria encerrada nesta terça-feira, 31 de maio.

A autorização para prorrogar o prazo é do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e atende a uma solicitação feita pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) a pedido dos produtores rurais do Estado, por meio da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (FAEPA). Agora, os produtores têm até o dia 20 de junho para vacinação e até o dia 30 de junho para a notificação.

A Adepará informa que as razões que motivaram a prorrogação do prazo foram principalmente a ocorrência das cheias dos rios do Pará, sobretudo na região do baixo amazonas, que dificultaram a vacinação do rebanho e a falta de vacinas que são fornecidas pelo Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan), que representa as indústrias de saúde animal perante os órgãos oficiais e congrega 91 empresas responsáveis por cerca de 90% do mercado brasileiro de medicamentos veterinários.

Até o momento, segundo a Adepará, foram vacinados 53.61% do rebanho, o que corresponde a mais de doze milhões (12.576,315) de animais vacinados em todo o Pará.

Sanidade–  A vacinação contra febre aftosa e todas as demais ações de defesa agropecuária pretendem evitar a introdução e a disseminação de doenças e,  consequentemente, evitar prejuízos para a produção. Nesta etapa, devem ser vacinados animais de todas as idades, em 127 municípios. Hoje, o Pará conta com 24 milhões de animais, sendo o 3° maior rebanho do país.

Agronegócio– Atualmente, o patrimônio pecuário paraense está assim distribuído: são 24 milhões de animais, entre 261.955 ovinos, 473.800 suínos, 64.906 caprinos e 113.412 propriedades rurais.

Além da melhoria econômica, o Pnefa exige análise dos cenários e esforços das iniciativas públicas e privadas para que, até 2026, a vacinação da Aftosa seja suspensa em todo o país. Com a retirada da vacinação aumentará ainda mais a prospecção da carne paraense perante o mercado internacional.

Plantão24horas

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Confira a “barca” que deve chegar para reforçar o Paysandu

Ari Barros e Maurício Ettinger trabalham nos bastidores | Jorge Luís Totti/PaysanduCom a janela de…

59 minutos ago

Homem de 23 anos é executado a tiros em Itaituba, no Pará

O homem identificado como Rogério Silva dos Santos, de 23 anos, foi executado a tiros…

59 minutos ago

Piloto de helicóptero morre após queda de aeronave no Pará

A aviação possui múltiplas funções e requer bastante experiência de quem pilota aeronaves de todos…

59 minutos ago

Acidente entre motocicleta e Fiat Strada deixa dois feridos em Itaituba, Pará

O acidente envolvendo uma motocicleta e uma Fiat Strada ocorreu na tarde desta segunda-feira (01),…

6 horas ago

Professor é morto a pauladas no Pará; companheiro é o principal suspeito

Um professor identificado como Almir Rogério dos Santos, de 41 anos, foi encontrado morto dentro da própria casa,…

6 horas ago

Vídeo: arraia é resgata e devolvida ao mar em Salinópolis

Bombeiros resgatam o animal do lago formado na areia da praia | ReproduçãoO Corpo de…

7 horas ago

This website uses cookies.