Segundo o artigo 14 da Constituição Federal, o voto é facultativo para jovens de 16 e 17 anos, mas passa a ser obrigatório a partir dos 18 anos. Por isso, o cidadão que já tem idade e pretende participar das Eleições 2022 terá uma grande oportunidade, neste domingo, 1º de maio, Dia do Trabalhador.
Adolescentes e jovens de Belém vão poder contar com o mutirão do Projeto Judiciário Fraterno do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8), que será realizado neste domingo, das 8 às 12 horas, no Anfiteatro da Praça da República. A ação beneficia quem deseja tirar o primeiro título de eleitor.
O objetivo do mutirão é realizar o cadastramento de jovens com idade a partir de 16 anos no site da Justiça Eleitoral para que todos exerçam o Direito ao voto. A data limite para a realização do alistamento de eleitores na Justiça Eleitoral, com vistas às eleições de 2022, é o próximo dia 4 de maio.
As magistradas Vanilza Malcher e Maria Zuíla Dutra, que dividem a gestão do projeto Judiciário Fraterno, destacam a importância dos jovens com idade a partir dos 16 anos retirarem seus títulos eleitorais. “Que eles possam exercer sua cidadania por meio do voto e escolher pessoas que defendam os Direitos Humanos para ocupar cargos públicos”, ressaltou a desembargadora Maria Zuíla.
A juíza do trabalho Vanilza Malcher lembrou que ao longo dessa última semana de abril, várias escolas de Belém e Ananindeua receberam o mutirão para que seus estudantes pudessem solicitar o título de eleitor online. No total foram realizados 320 cadastros.
“Nossos jovens não compreendem a linguagem tecnológica, linguagem do site, as dificuldades são as mais simples possíveis. Então, nós precisamos orientar, dar as mãos, pois os nossos jovens querem votar e ter a oportunidade de contribuir na escolha dos nossos presidente, governador, senador e deputados”, comentou.
Voluntários
Acadêmicos do curso de Direito da Esmac e voluntários também participaram da ação na Escola Estadual Nunes Direito, em Ananindeua. A universitária Elizângela de Sousa acredita na importância de auxiliar os jovens para tirar o seu título, “pois só assim eles podem exercer seu direito de votar e escolher seus representantes”, comemorou.
Fernanda Nunes, mãe da Brenda de 16 anos, também colaborou com ação realizando cadastro no alistamento eleitoral. “Esse trabalho de vir às escolas facilita a vida do aluno para que possa tirar seu título e exercer o direito do voto”, observou.
Serviço: Mutirão para emissão de Título de Eleitor – Ação do projeto Judiciário Fraterno do TRT-8
Quando: 01 de maio de 2022 (Domingo)
Hora: 8h30 às 12h
Local: Anfiteatro da Praça da República.
Os casos de feminicídio e outros tipos de agressão contra mulheres no Brasil estão registrados…
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira, a operação Cobiça, voltada ao combate a…
Um caso de violência sexual envolvendo um amigo de família chocou moradores do bairro da…
Nos últimos três anos, a demanda por sessões de hemodiálise tem registrado um aumento consistente…
A FT Ferro e Aço, localizada na avenida Belém, está recebendo currículos para contratar Auxiliar…
O homem vai sendo arrastado pela via ao se pendurar na traseira de um caminhão.…
This website uses cookies.