Categories: MarabáNotícias

TRT-8 faz mutirão para emissão do 1° Título de Eleitor

Segundo o artigo 14 da Constituição Federal, o voto é facultativo para jovens de 16 e 17 anos, mas passa a ser obrigatório a partir dos 18 anos. Por isso, o cidadão que já tem idade e pretende participar das Eleições 2022 terá uma grande oportunidade, neste domingo, 1º de maio, Dia do Trabalhador. 

Adolescentes e jovens de Belém vão poder contar com o mutirão do Projeto Judiciário Fraterno do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8), que será realizado neste domingo, das 8 às 12 horas, no Anfiteatro da Praça da República. A ação beneficia quem deseja tirar o primeiro título de eleitor.

O objetivo do mutirão é realizar o cadastramento de jovens com idade a partir de 16 anos no site da Justiça Eleitoral para que todos exerçam o Direito ao voto. A data limite para a realização do  alistamento de eleitores na Justiça Eleitoral, com vistas às eleições de 2022, é o próximo dia 4 de maio.

As magistradas Vanilza Malcher e Maria Zuíla Dutra, que dividem a gestão do projeto Judiciário Fraterno, destacam a importância dos jovens com idade a partir dos 16 anos retirarem seus títulos eleitorais. “Que eles possam exercer sua cidadania por meio do voto e escolher pessoas que defendam os Direitos Humanos para ocupar cargos públicos”, ressaltou a desembargadora Maria Zuíla.

A juíza do trabalho Vanilza Malcher lembrou que ao longo dessa última semana de abril, várias escolas de Belém e Ananindeua receberam o mutirão para que seus estudantes pudessem solicitar o título de eleitor online. No total foram realizados 320 cadastros.

“Nossos jovens não compreendem a linguagem tecnológica, linguagem do site, as dificuldades são as mais simples possíveis. Então, nós precisamos orientar, dar as mãos, pois os nossos jovens querem votar e ter a oportunidade de contribuir na escolha dos nossos presidente, governador, senador e deputados”, comentou. 

Voluntários

Acadêmicos do curso de Direito da Esmac e voluntários também participaram da ação na Escola Estadual Nunes Direito, em Ananindeua. A universitária Elizângela de Sousa acredita na importância de auxiliar os jovens para tirar o seu título, “pois só assim eles podem exercer seu direito de votar e escolher seus representantes”, comemorou.

Fernanda Nunes, mãe da Brenda de 16 anos, também colaborou com ação realizando cadastro no alistamento eleitoral. “Esse trabalho de vir às escolas facilita a vida do aluno para que possa tirar seu título e exercer o direito do voto”, observou.

Serviço: Mutirão para emissão de Título de Eleitor – Ação do projeto Judiciário Fraterno do TRT-8

Quando: 01 de maio de 2022 (Domingo)

Hora: 8h30 às 12h

Local: Anfiteatro da Praça da República.

 

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Tailândia: nova Praça do Povo vira cenário de fotos com fotógrafo Pedro Cruz

A nova Praça do Povo, inaugurada no mês de dezembro de 2024 em Tailândia, nordeste…

36 minutos ago

Zendaya e Tom Holland estão noivos, diz site

As suspeitas vieram após os fãs perceberam um anel de diamante no dedo de Zendaya…

5 horas ago

Delegado Alerta sobre Golpes de Pirâmides Financeiras e Compras Online

Na tarde desta sexta-feira, 10 de janeiro de 2025, o delegado Alexandre Brito, da 19ª…

5 horas ago

Vídeo: Número de Corpos Encontrados em Cemitério Clandestino Aumenta para 14 em Lucas do Rio Verde, MT

Subiu para 14 o número de corpos encontrados em um cemitério clandestino localizado em uma…

9 horas ago

Signos que receberão as boas energias da Lua Crescente

ReproduçãoA Lua Crescente brilha na abóbada celeste, gerando o momento propício para expansão e que…

11 horas ago

This website uses cookies.