TCMPA e Unicef assinam termo de cooperação para infância e adolescência dos 144 municípios do Pará

Pela primeira vez, o Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) no Brasil assinou parceria com um Tribunal de Contas brasileiro para fortalecimento de ações e projetos voltados às melhorias de políticas públicas para infância e adolescência. A assinatura inédita do Termo de Cooperação ocorreu na manhã desta terça-feira (10), em Belém, entre o Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) e o Unicef, durante a visita ao Estado da representante do Fundo no Brasil, Florence Bauer.

A presidente do TCMPA, conselheira Mara Lúcia, que assinou o documento, destacou a parceria enquanto instrumento de apoio aos gestores dos 144 municípios do Pará. “O Tribunal realiza, além das fiscalizações, iniciativas que orientam prefeituras, secretarias e outros órgãos municipais para que apliquem corretamente os recursos públicos e esses tragam benefícios à sociedade. Nesse sentido, a parceria com o Unicef busca garantir o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável relacionados aos direitos de crianças e adolescentes paraenses, nas diversas áreas”, disse Mara Lúcia.

Durante o pronunciamento, a representante do Unicef no Brasil afirmou que a parceria é inovadora e que reflita em outros órgãos públicos para a defesa da infância e da adolescência. “A parceria com o TCM é muito interessante porque ela busca incentivar e trabalhar com os municípios para que a educação possa ser priorizada em todos os municípios para as crianças mais vulneráveis terem acesso à educação. O que se busca é que todas as escolas estejam abertas e todas crianças e adolescentes voltem a estudar”, disse Florence Bauer ressaltando a necessidade de atenção por parte do poder público e demais instituições para a evasão escolar.

O conselheiro do TCMPA, Cezar Colares, explicou às representantes do Unicef, aos membros e servidores da Corte de Contas que estavam no ato de assinatura sobre a experiência do Tribunal com o projeto “Fortalecimento da Educação nos Municípios do Pará”. “Na primeira etapa desse projeto, já percorremos os 17 municípios marajoaras, conhecendo a realidade do ensino municipal da zona urbana e rural com entrevistas e audiências públicas envolvendo gestores e comunidade. Constatamos a necessidade de reunirmos esforços com outras instituições, como é o caso do Unicef, para melhorar os indicadores e a qualidade da educação”, comentou Colares sobre o projeto realizado desde o ano passado nos municípios do Marajó, onde ele tem jurisdição. Ele citou ainda que foram constatadas realidades nas quais os alunos não estão com idade correspondente às séries e com crianças que estão em séries avançadas sem ler e escrever.

Fonte: Plantão 24horas News

Plantão24horas

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Aumento da Demanda por Hemodiálise no Hospital Regional do Tapajós em Itaituba

Nos últimos três anos, a demanda por sessões de hemodiálise tem registrado um aumento consistente…

4 horas ago

FT Ferro e Aço contrata auxiliar administrativo em Tailândia

A FT Ferro e Aço, localizada na avenida Belém, está recebendo currículos para contratar Auxiliar…

4 horas ago

Homem ‘pega carona’ em traseira de caminhão e é arrastado

O homem vai sendo arrastado pela via ao se pendurar na traseira de um caminhão.…

5 horas ago

Petrobras estuda criar empresa para voltar a ser grande em etanol

A Petrobras faz sondagens com produtores de cana-de-açúcar e de milho para criar uma joint venture e…

7 horas ago

Planeje uma viagem ao egito: com o roteiro completo e cheio de atrações

Planeje sua viagem ao Egito e explore pirâmides, templos e a rica história de uma…

9 horas ago

Mulher morre após passar mal durante hidrolipo em clínica estética de SP

Paloma Lopes Alves, de 31 anos, morreu nesta terça-feira (26/11) após sofrer umaparada cardiorrespiratória durante um…

9 horas ago

This website uses cookies.