Regional da Transamazônica aprimora a qualidade dos serviços prestados

Com o objetivo de qualificar ainda mais os colaboradores do Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, no sudoeste do Pará, a unidade realiza diversos treinamentos para aprimorar a rotina e o cumprimento dos protocolos pelas equipes.

Para isso, os profissionais participam de simulações com o uso de uma estrutura de leito, equipamentos e bonecos. A ideia é tornar o ambiente realístico e o mais próximo possível de um atendimento hospitalar. Treinamentos como, banho no leito, gerenciamento de riscos, sondagem vesical e coleta para análises microbiológicas, são algumas das diversas capacitações voltadas aos profissionais.

A coordenadora da UTI, Simone Moreschi, acredita que os treinamentos tornam os profissionais capacitados a atuarem em qualquer situação mais complicada ou de emergência. “A ideia é direcionar todos os profissionais a um mesmo caminho, em uma mesma direção, que é a recuperação dos nossos pacientes”, afirma.

Necessidade de treinamentos

O Núcleo de Educação Permanente (NEP) da unidade é responsável pela promoção e qualificação dos profissionais, associadas às competências do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), que tem como foco o resultado e gestão de pessoas.

Segundo Shayne Pinheiro, coordenadora no Núcleo de Educação Permanente (NEP), para identificar a necessidade de um treinamento, são feitos levantamentos pelos gestores das clínicas para detectar quais as principais dúvidas que ocorrem durante os atendimentos.

“Com base nisso, ofertamos os treinamentos e capacitações com toda a equipe. Em alguns casos, em mais de um turno, para atingir 100% dos profissionais”, explica a gestora.

Após o treinamento, os colaboradores realizam uma avaliação, onde respondem um pequeno questionário com algumas perguntas, como conhecimento e didática do instrutor, relevância do conteúdo, informações agregadas, entre outros.

Todas essas informações são importantes para avaliar tanto a didática do instrutor do treinamento, quanto a participação e envolvimento dos profissionais participantes. “Sem dúvida, é um ganho para a carreira profissional, principalmente no caso de recém-formados, e principalmente para os pacientes, que recebem atendimento cada vez mais qualificado”, finaliza Shayne.

O Hospital Regional Público da Transamazônica, pertence à rede pública de saúde do Governo do Estado e é gerenciado pela Pró-Saúde. A unidade presta atendimento em média e alta complexidades por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Além disso, é referência para os habitantes dos nove municípios que fazem parte da Região do Xingu e possui a certificação ONA 3 – Acreditado com Excelência, o mais alto nível de qualidade concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), uma das mais respeitadas do mercado de saúde no Brasil.

*Texto Karine Sued de Oliveira

Plantão24horas

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Pix custa cerca de R$ 50 milhões por ano, diz Campos Neto

O Brasil registra, atualmente, 789 milhões de chaves Pix | Marcello Casal Jr/Agência Brasil/ArquivoO presidente…

22 minutos ago

Homem é Ameaçado com Faca Após Acolher Idoso em Itaituba

Na última sexta-feira (4), José Tavares foi ameaçado com uma faca após acolher um idoso…

3 horas ago

Eleições 2024: Pesquisa Datailha aponta vitória de Rubens Teixeira em Moju com 47,3%

O Instituto Datailha, pode divulgar neste sábado, 05, uma pesquisa sobre as intenções de votos…

3 horas ago

Ministério da Fazenda autoriza 199 marcas de bets no país; veja lista

Um total de 199 marcas operadas por 95 empresas de bets estão autorizadas a continuar…

4 horas ago

Flamengo recebe posse de terreno para novo estádio

Após assinatura de acordo, a Prefeitura do Rio e o governo federal realizaram nesta quinta-feira…

6 horas ago

Justiça proíbe pousada instalada em área indígena no Pará sem consulta a povos originários

A Justiça Federal atendeu pedidos do Ministério Público Federal (MPF) em ação civil pública e…

7 horas ago

This website uses cookies.