Regional da Transamazônica aprimora a qualidade dos serviços prestados

Com o objetivo de qualificar ainda mais os colaboradores do Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, no sudoeste do Pará, a unidade realiza diversos treinamentos para aprimorar a rotina e o cumprimento dos protocolos pelas equipes.

Para isso, os profissionais participam de simulações com o uso de uma estrutura de leito, equipamentos e bonecos. A ideia é tornar o ambiente realístico e o mais próximo possível de um atendimento hospitalar. Treinamentos como, banho no leito, gerenciamento de riscos, sondagem vesical e coleta para análises microbiológicas, são algumas das diversas capacitações voltadas aos profissionais.

A coordenadora da UTI, Simone Moreschi, acredita que os treinamentos tornam os profissionais capacitados a atuarem em qualquer situação mais complicada ou de emergência. “A ideia é direcionar todos os profissionais a um mesmo caminho, em uma mesma direção, que é a recuperação dos nossos pacientes”, afirma.

Necessidade de treinamentos

O Núcleo de Educação Permanente (NEP) da unidade é responsável pela promoção e qualificação dos profissionais, associadas às competências do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), que tem como foco o resultado e gestão de pessoas.

Segundo Shayne Pinheiro, coordenadora no Núcleo de Educação Permanente (NEP), para identificar a necessidade de um treinamento, são feitos levantamentos pelos gestores das clínicas para detectar quais as principais dúvidas que ocorrem durante os atendimentos.

“Com base nisso, ofertamos os treinamentos e capacitações com toda a equipe. Em alguns casos, em mais de um turno, para atingir 100% dos profissionais”, explica a gestora.

Após o treinamento, os colaboradores realizam uma avaliação, onde respondem um pequeno questionário com algumas perguntas, como conhecimento e didática do instrutor, relevância do conteúdo, informações agregadas, entre outros.

Todas essas informações são importantes para avaliar tanto a didática do instrutor do treinamento, quanto a participação e envolvimento dos profissionais participantes. “Sem dúvida, é um ganho para a carreira profissional, principalmente no caso de recém-formados, e principalmente para os pacientes, que recebem atendimento cada vez mais qualificado”, finaliza Shayne.

O Hospital Regional Público da Transamazônica, pertence à rede pública de saúde do Governo do Estado e é gerenciado pela Pró-Saúde. A unidade presta atendimento em média e alta complexidades por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Além disso, é referência para os habitantes dos nove municípios que fazem parte da Região do Xingu e possui a certificação ONA 3 – Acreditado com Excelência, o mais alto nível de qualidade concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), uma das mais respeitadas do mercado de saúde no Brasil.

*Texto Karine Sued de Oliveira

Plantão24horas

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Mulheres negras de baixa renda ainda convivem com agressores

Os casos de feminicídio e outros tipos de agressão contra mulheres no Brasil estão registrados…

1 hora ago

PF prende servidores públicos suspeitos de ajudar garimpos ilegais

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira, a operação Cobiça, voltada ao combate a…

1 hora ago

Vídeo: marido flagra ‘amigo’ abusando da esposa alcoolizada no Pará

Um caso de violência sexual envolvendo um amigo de família chocou moradores do bairro da…

1 hora ago

Aumento da Demanda por Hemodiálise no Hospital Regional do Tapajós em Itaituba

Nos últimos três anos, a demanda por sessões de hemodiálise tem registrado um aumento consistente…

5 horas ago

FT Ferro e Aço contrata auxiliar administrativo em Tailândia

A FT Ferro e Aço, localizada na avenida Belém, está recebendo currículos para contratar Auxiliar…

5 horas ago

Homem ‘pega carona’ em traseira de caminhão e é arrastado

O homem vai sendo arrastado pela via ao se pendurar na traseira de um caminhão.…

6 horas ago

This website uses cookies.