Promotor militar manda abrir IPM sobre vídeo de agressão a preso em Santarém, no PA

Um vídeo divulgado neste sábado (21) em Santarém e no qual aparecem policiais militares agredindo a socos um suspeito de furto rendido, à margem de uma estrada, provocou a indignação do promotor militar, Armando Brasil. Ele vai pedir ao comandante da Polícia Militar naquele cidade a imediata identificação e afastamento da equipe envolvida no espancamento do homem detido e também de um capitão que comandava o policiamento.

Em outro vídeo, divulgado no Facebook por um blogueiro, o capitão diz que alunos da PM que estão nas ruas, participam de treinamento. Ainda não está claro se esses alunos, que também aparecem no vídeo do blogueiro ao lado do capitão participaram das agressões contra o homem preso, depois apresentado à delegacia de polícia para os procedimentos cabíveis.

Segundo informações, os vídeos apontam uma sequência de agressões contra o homem suspeito. “A agressão teria ocorrido nesta sexta-feira (20), no bairro Santo André, em Santarém, no oeste do Pará. A vítima da agressão dos PMs foi identificada como Fábio Carvalho de Sousa, vulgo Caminhão”.

‘Caminhão’ aparece no vídeo sendo abordado por três policiais militares. Com as mãos na cabeça em frente da viatura da PM, ele começa a ser revistado, quando na sequência, um dos policiais dá uma rasteira no suspeito e logo em seguida ele recebe um soco no estômago de um segundo PM.

O terceiro policial, de arma em punho, fica apenas observando a agressão. A vítima cai ao lado da viatura e começa receber uma sequência de chutes dos dois policiais que o agrediram anteriormente, enquanto que o PM com a arma em punho se mantém apenas como observador das agressões dos colegas.

O homem foi apresentado na 16ª Seccional Urbana de Polícia Civil pelos policiais, que são lotados no 35º Batalhão de Polícia Militar, sob a acusação de furto. Junto com ele foram apresentadas várias jóias supostamente furtadas de uma residência na ocupação Bela Vista do Juá.

Assista ao vídeo:

De acordo com a polícia, ‘Caminhão’ tem várias passagens por furtos e outros delitos. As joias estariam com ele, segundo o capitão PM Arthur Vasconcelos. Junto com ‘Caminhão’, também foram levados para a delegacia de Polícia Civil, os indivíduos Marcos Corrêa Pantoja e Cleidson Sousa da Costa. A direção da PM em Santarém ainda não se manifestou sobre o caso.

“Vou mandar ofício ao comando, determinando a abertura de Inquérito Policial Militar (IPM) e que os envolvidos sejam afastados. essa forma de abordagem, com agressões ao preso, é desnecessária. Isso não está em nenhum treinamento de alunos da PM e se estiver está totalmente errado. Isso configura crime de lesões corporais, abuso de autoridade e podendo configurar também crime de tortura, em tese”, assinalou Armando Brasil.

 

Com informações do Portal OEstadoNet

Plantão24horas

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Globo adia o fim de Alma Gêmea no Vale a Pena Ver de Novo

A emissora voltou atrás e anunciou, no último domingo (18), que a reexibição será estendida…

2 horas ago

Acidente na BR-230 em Itaituba Deixa Motociclista Ferida

O acidente aconteceu na manhã desta quinta-feira, 28 de novembro de 2024, na BR-230, perímetro…

4 horas ago

Vídeo: bicicleta é furtada no estacionamento de padaria em Tailândia

Uma bicicleta, que estava no bicicletário de uma padaria, foi furtada no domingo (24) em…

4 horas ago

Taxa de desemprego entre mulheres foi 45,3% maior que entre homens

A taxa de desemprego entre as mulheres ficou em 7,7% no terceiro trimestre deste ano, acima…

4 horas ago

Mulheres negras de baixa renda ainda convivem com agressores

Os casos de feminicídio e outros tipos de agressão contra mulheres no Brasil estão registrados…

8 horas ago

PF prende servidores públicos suspeitos de ajudar garimpos ilegais

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira, a operação Cobiça, voltada ao combate a…

8 horas ago

This website uses cookies.