Categories: BrasilEconomia

Petrobras tem autorização do Ibama para simulado pré-operacional no AP

A Petrobras teve autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para realizar um simulado para avaliação pré-operacional na região do Amapá em águas ultra-profundas. “A Petrobras tem que mostrar toda a capacidade de contenção de qualquer vazamento”, explicou nesta sexta-feira (6) o diretor de Exploração e Produção, Fernando Borges da companhia. 

Borges disse que a sonda de perfuração já foi contratada e a empresa vai contratar sete barcos de apoio a essa operação e dois helicópteros. “Você simula um derrame que é feito lá, no local, com todos os recursos disponíveis e há demonstração de que os recursos alocados são competentes para você lidar com qualquer evento”.

Borges disse que, a partir desse simulado, o Ibama vai poder emitir a licença de perfuração e a Petrobras, de imediato, poderá dar início à operação de perfuração no bloco, que fica distante 160 quilômetros da costa do extremo norte do Amapá, a cerca de 40 quilômetros da divisa com a Guiana. 

“A gente espera o retorno à exploração na margem equatorial [do Amazonas], uma vez que o último poço perfurado lá data de 2015, sendo que é uma região que vai desde o Amapá até o Rio Grande do Norte”. A estatal tem, na região, em torno de 450 poços perfurados exploratórios ou de produção. “A Petrobras está preparada para atender todos os requisitos para o devido licenciamento ambiental e a gente espera que isso abra a oportunidade de a gente continuar a exploração nas demais bacias da margem equatorial”.

Para 2022, em relação à atividade exploratória, a Petrobras prevê perfurar nove poços offshore (alto mar), sendo oito no Brasil e um na Colômbia, além de parceria em um poço explorador na Argentina. Desse total de oito poços no Brasil, três já foram perfurados. As próximas perfurações incluem dois poços na Bacia Marítima do Espírito Santo e um poço no Amapá, em águas profundas.

Agência Brasil

admin

Recent Posts

Pix custa cerca de R$ 50 milhões por ano, diz Campos Neto

O Brasil registra, atualmente, 789 milhões de chaves Pix | Marcello Casal Jr/Agência Brasil/ArquivoO presidente…

18 minutos ago

Homem é Ameaçado com Faca Após Acolher Idoso em Itaituba

Na última sexta-feira (4), José Tavares foi ameaçado com uma faca após acolher um idoso…

3 horas ago

Eleições 2024: Pesquisa Datailha aponta vitória de Rubens Teixeira em Moju com 47,3%

O Instituto Datailha, pode divulgar neste sábado, 05, uma pesquisa sobre as intenções de votos…

3 horas ago

Ministério da Fazenda autoriza 199 marcas de bets no país; veja lista

Um total de 199 marcas operadas por 95 empresas de bets estão autorizadas a continuar…

4 horas ago

Flamengo recebe posse de terreno para novo estádio

Após assinatura de acordo, a Prefeitura do Rio e o governo federal realizaram nesta quinta-feira…

6 horas ago

Justiça proíbe pousada instalada em área indígena no Pará sem consulta a povos originários

A Justiça Federal atendeu pedidos do Ministério Público Federal (MPF) em ação civil pública e…

7 horas ago

This website uses cookies.