A peregrinação anual da imagem da Padroeira de Itaituba, Sudoeste do Pará, Nossa Senhora Santana, começou na manhã desta segunda feira (23/05), com a visita ao passo municipal que é o centro administrativo da prefeitura, este foi o primeiro espaço a receber a imagem da Santa.
A peregrinação faz parte do calendário religioso dos paroquianos de Santana, e é uma preparação para as festividades da Padroeira que acontece em Julho.
O tema este ano é: Santana ensina – nos a caminhar juntos e o lema: A multidão de fiéis era um só coração e uma só alma. Foram dois anos sem que as festividades fossem realizadas devido a pandemia do Coronavirus. Em 2022 a expectativa é de que a festa seja uma das maiores já realizadas.
“Vai ser um dos maiores festejos da festa de Santana, estava com dois anos que não acontecia e o povo quer participar, e nós vamos apoiar no que for possível pra nós fazer uma grande festividade da nossa Santa e com certeza a população está ansiosa, pois foram dois anos praticamente sem sair de casa e graças a Deus a gente venceu esta batalha”. Informou o Prefeito Valmir Climaco.
Prefeito de Itaituba ao lado de Religiosos/Foto: ASCOM-PMI
O Bispo da Prelazia de Itaituba, Dom Wilmar Santin, celebrou a cerimônia religiosa que contou com a participação do Prefeito Valmir Climaco, Secretários de Governo, Servidores Públicos e representantes da Comunidade Católica de Itaituba.
“Como agradecimento a Deus por estarmos vivos, tantos amigos se foram, a pandemia levou e nós estamos aqui e temos uma missão, uma missão de caminhar com o povo de Deus unido! E o tema este ano dos festejos é justamente esse, que Santana nos ensine a caminhar juntos como povo de Deus e assim sendo, ela nos deu um exemplo, porque ela caminhou junto com o seu povo, ensinou a sua filha Maria que é a mãe de Jesus a caminhar sempre junto com o seu povo”. Disse o Bispo.
Celebração da Missa de Abertura dos Festejos/Foto: ASCOM-PMI
Ainda de acordo com o Bispo da Prelazia de Itaituba, este ano a programação dos festejos de Santana sofrerá algumas mudanças, mas sem tirar o brilho do maior evento da Comunidade Católica de Itaituba.
“A programação mais ou menos como era nos outros anos, mas terá algumas inovações e vai ter a caminhada com Santana, vai ter o círio, vai ter a novena, mas o enfoque maior será justamente na parte espiritual, vai ter a parte social com parque, com o arraial e etc…porque as duas coisas são importantes, mas a prioritária é a espiritual, por isso voltar com a imagem peregrina em Instituições Públicas como a Prefeitura, Escolas e Comércios é justamente para ajudar a crescer um clima não de festa, assim simplesmente social, mas que nós devemos olhar para cima e reconhecer a nossa condição de filhos de Deus para vivermos como imagem e semelhança do Senhor”.
A data dos festejos ainda não foi divulgada pela Comunidade Religiosa.
Fonte: Portal Plantão24Horas News
Até o fim de novembro, os brasileiros não tinham sacado R$ 8,69 bilhões em recursos…
A estrada no Ramal da Califórnia, localizada a cerca de 47 km de Itaituba, está…
Nesta quinta-feira (09/01), uma ação integrada de combate ao narcotráfico realizada pelas forças de segurança da Base Fluvial…
O crime aconteceu em novembro do ano passado. O estudante foi morto com um tiro…
Com o avanço das tecnologias de comunicação, os serviços de telecomunicações tornaram-se essenciais na vida…
Um caminhão, que transportava uma carga de cigarros, foi alvo de uma ação criminosa na…
This website uses cookies.