Justiça mantém suspensão do licenciamento do projeto de extração de ouro no Pará

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) manteve suspenso por um período indeterminado, o documento de licenciamento da empresa Belo Sun para realização do projeto minerário na região da Volta Grande do Xingu, no Pará.

Era previsto o julgamento de dois processos pelo TRF-1, um referente a anulação da licença da Belo Sun que teria sido emitida pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) e outro que pede que o licenciamento seja feito na esfera federal, através do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Conforme estas decisões, segue vigente o julgamento ocorrido em 2017, do próprio TRF1, que suspendeu a licença de instalação da mineradora “até que sejam supridas todas as etapas necessárias para correta mensuração de seus impactos para as comunidades atingidas”.

Processos do MPF

De acordo com informações, no primeiro processo, o MPF solicitava “a anulação total da licença emitida pela Semas, entendendo que os princípios que devem ser seguidos em consultas prévias não foram atendidos pela empresa canadense.

Entretanto, o pedido feito pelo MPF não foi acolhido pelo Tribunal, que argumentou “não existir regulamentação específica que exija que a participação dos indígenas ocorra”, de forma  obrigatória, antes que fosse realizada a fase da licitação. Já o segundo processo, foi retirado de pauta no dia do julgamento .

Para o MPF, os impactos que os empreendimentos da mineradora Belo Sun e da Usina Hidrelétrica de Belo Monte causam na região “indicam que a causa deve ser resolvida na esfera federal, uma vez que a legislação ambiental determina que obras e empreendimentos que possam causar impactos regionais graves devem ser licenciados pelo órgão federal e não pelos estaduais”.

Sendo assim, a Justiça entendeu que é necessária uma nova apreciação dos autos por todas as partes envolvidas antes de dar continuidade com o julgamento.

Com informações A Vozdo Xingu

Plantão24horas

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Mulheres negras de baixa renda ainda convivem com agressores

Os casos de feminicídio e outros tipos de agressão contra mulheres no Brasil estão registrados…

3 horas ago

PF prende servidores públicos suspeitos de ajudar garimpos ilegais

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira, a operação Cobiça, voltada ao combate a…

3 horas ago

Vídeo: marido flagra ‘amigo’ abusando da esposa alcoolizada no Pará

Um caso de violência sexual envolvendo um amigo de família chocou moradores do bairro da…

3 horas ago

Aumento da Demanda por Hemodiálise no Hospital Regional do Tapajós em Itaituba

Nos últimos três anos, a demanda por sessões de hemodiálise tem registrado um aumento consistente…

7 horas ago

FT Ferro e Aço contrata auxiliar administrativo em Tailândia

A FT Ferro e Aço, localizada na avenida Belém, está recebendo currículos para contratar Auxiliar…

7 horas ago

Homem ‘pega carona’ em traseira de caminhão e é arrastado

O homem vai sendo arrastado pela via ao se pendurar na traseira de um caminhão.…

8 horas ago

This website uses cookies.