Governo zera imposto de importação da carne, produtos de padaria e outros alimentos

O governo federal vai zerar a alíquota do imposto de importação de sete categorias de produtos alimentícios. De acordo com a secretária da Câmara de Comércio Exterior, do Ministério da Economia, Ana Paula Repezza, a redução de impostos entra em vigor hoje 12 e vale até o dia 31 de dezembro deste ano.

A medida foi anunciada nesta quarta-feira, após decisão do Comitê-executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex/Camex). O secretário-executivo da pasta, Marcelo Guaranys, informou durante entrevista coletiva que o objetivo é conter o avanço da inflação no país.

“Sabemos que essas medidas não revertem a inflação, mas aumentam a contestabilidade dos mercados. Então, o produto que está começando a crescer muito de preço, diante da possibilidade maior de importação, os empresários pensam duas vezes antes de aumentar tanto o produto. Essa é a nossa lógica com esse instrumento”.

Pelos cálculos da Ministério da Economia, o impacto com a renúncia tributária pode chegar a R$ 700 milhões até o final do ano, mas não há necessidade de compensação fiscal, por se tratar de um imposto regulatório, e não arrecadatório.

“O imposto de importação tem uma função que não é arrecadatória, a função dele é de regulação de mercado. O motivo por trás é a regulação do mercado, seja para um lado, seja para o outro”, explicou o secretário-executivo adjunto da Camex, Leonardo Diniz Lahud.

Inflação

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que calcula o IPCA, a inflação acumulada em 12 meses está em 12,13%. Em abril, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial, fechou em 1,06%. Foi o índice mais alto para um mês de abril desde 1996 (1,26%).

A Região Metropolitana de Belém (RM de Belém) teve alta de 1,21% na inflação de abril desse ano, 2ª maior alta entre as RMs pesquisadas. A inflação acumulada do ano na RM de Belém foi de 4,37%, porém alguns grupos tiveram maior contribuição na elevação de preços no acumulado do ano, com destaque para o grupo de Alimentos e bebidas (9,06%)

Os produtos alimentícios que tiveram a alíquota de importação totalmente zeradas são:

  • carnes desossadas de bovino, congeladas (imposto era de 10,8%);
  • pedaços de miudezas, comestíveis de galos/galinhas, congelados (imposto era de 9%);
  • farinha de trigo (imposto era de 10,8%);
  • outros trigos e misturas de trigo com centeio, exceto para semeadura (imposto era de 9%);
  • bolachas e biscoitos, adicionados de edulcorante (imposto era de 16,2%);
  • outros produtos de padaria, pastelaria, indústria de biscoitos, etc. (imposto era de 16,2%) e
  • milho em grão, exceto para semeadura (imposto era de 7,2%).

A Camex também reduziu ou zerou o imposto sobre outros produtos importados, entre eles dois insumos usados na produção agrícola. O ácido sulfúrico, utilizado na cadeia de fertilizantes, teve alíquota de 3,6% de imposto zerada. Já o mancozebe, um tipo de fungicida, teve o imposto de 12,6% para 4%.

Atendendo a um pleito do setor de construção civil, foram reduzidos ainda os impostos de dois tipos de vergalhão de aço, que tinham imposto de importação de 10,8% e agora vão pagar 4%.

Por: Agência Brasil.


Portal Tailândia

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Paysandu empata com o Avaí e segue sem vencer na Série B

Papão não fez por merecer mais uma vez. | Jorge Luís Totti/Paysandu O Paysandu não…

2 horas ago

Moto pega fogo após motociclista colidir com animal na BR-230 em Itaituba

Uma motocicleta pegou fogo no início da noite deste domingo (5), na BR-230 no perímetro…

2 horas ago

Há mais de 30 anos em Tailândia, morre ‘Seu Chiquinho’, aos 69 anos

Morreu no domingo (05) Francisco de Sousa Brandão, de 69 anos, mais conhecido como “Seu…

2 horas ago

Lula quer contrapartida empresarial para negociar desoneração da folha

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira (7) que quer negociar com…

4 horas ago

Homem de 29 anos é esfaqueado no bairro da Paz em Itaituba

Na noite de sábado (4), uma guarnição da polícia militar foi acionada para dar apoio…

7 horas ago

Número de mortos no RS sobe para 83; 111 pessoas seguem desaparecidas

O número de mortes confirmadas decorrentes das fortes chuvas que caem no Rio Grande do…

7 horas ago

This website uses cookies.