Governo leva serviços de saúde para mais de 6.800 indígenas em aldeias no estado

Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), garantiu o acesso de serviços de saúde em 60 aldeias indígenas de 11 etnias diferentes e mais de 6.800 indígenas estão sendo atendidos. Com o projeto “Saúde Por Todo Pará” nos Territórios Indígenas, desde de 2020, a Sespa vem  atuando diretamente com o acompanhamento, monitoramento e atendimento de saúde nos territórios indígenas, atuando de uma forma diferenciada, respeitando o compromisso ético e étnico de cada povo indígena.

Ao todo foram realizados mais de 16 mil procedimentos de saúde, dentre eles: 6.845 consultas médicas e triagem de enfermagem; 1.403 exames laboratoriais; 3.101 testes rápidos de sífilis, hepatites B e C, e HIV; 2.193 testes rápido de Covid-19; 2.005 atendimentos especializados pelo Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR); foram entregues 53 cadeiras de rodas e 400 kits de saúde bucal.

Foto: Marcelo Seabra / Ag. Pará

As ações nos territórios indígenas são coordenadas pela Coordenação Estadual de Saúde Indígena e Populações Tradicionais (CESIPT), ligada à Diretoria de Políticas de Atenção Integral à Saúde da Sespa. Para a indígena Putira Sacuena, coordenadora do programa ‘Saúde por todo o Pará’ nos territórios indígenas, essa é uma ação essencial para os povos indígenas do estado.

“Essas ações se tornam uma forma essencial de fazer o nosso papel enquanto saúde pública e espero que nós enquanto Sespa, possamos continuar atendendo os povos indígenas com ética e respeitando todo o processo étnico cultural das especificidades culturais de cada povo indígena do estado do Pará”.

Foto: Marcelo Seabra / Ag. Pará

As ações são realizadas em parceria com a Federação Estadual dos Povos indígenas do Pará (Feepipa), Conselho Estadual de Políticas Indigenistas (Consepi), Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) que são vinculados à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde, Universidade Federal do Pará (UFPA), Fundação Nacional do Índio (Funai), Universidade do Estado do Pará (UEPA), Secretaria de Comunicação do Estado do Pará (Secom) e Prefeituras Municipais.

“Durante o desenvolvimento das atividades, a CESIPT vem coordenando as ações, buscando sempre envolver as organizações indígenas nos processos de alinhamentos, pactuações e realizações das ações de atendimento de saúde, tendo como importância da valorização e dos cuidados com a saúde, respeitando sobretudo, seus costumes, tradições e organização social dos povos indígenas no Pará” explica Tatiany Peralta, coordenadora estadual de Saúde Indígena e Populações Tradicionais da Sespa.

A coordenadora ainda destaca que “todos e todas profissionais que estão indo para as ações nos territórios indígenas estão sendo capacitados com o tema: a importância da interculturalidade nos atendimentos de saúde nos territórios indígenas”, para atuarem de forma respeitosa e de acordo com as particularidades de cada etnia.

Por Melina Marcelino (SESPA)

Plantão24horas

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Município de Itaituba é contemplado com 1 milhão de dólares

Itaituba, Sudoeste do Pará, comemora mais uma grande conquista para o município no atendimento à…

39 minutos ago

Concurso Banpará: veja os possíveis salários dos cargos

Último concurso, em 2018, teve 126 vagas | Bruno Cruz/Ag. Pará O Banco do Estado…

5 horas ago

Pai e filho são encontrados mortos dentro de canoa no Pará

Nesse domingo (05/05), pai e filho, ainda não identificados, foram encontrados mortos dentro uma canoa…

5 horas ago

Agência Moody’s melhora perspectiva da nota de crédito do Brasil

A agência de classificação de riscos Moody´s revisou para cima a perspectiva da nota de…

5 horas ago

Centro de Porto Alegre fica sem água e energia na inundação

Os moradores do Centro Histórico de Porto Alegre, além de passar pela grande inundação causada…

10 horas ago

Torcedores do Paysandu criticam Hélio dos Anjos: “Teimoso”

Hélio dos Anjos começa a ver a "batata assar". | Jorge Luís Totti/Paysandu Não importa…

16 horas ago

This website uses cookies.