Diferença de atuação entre oftalmologista e optometrista na saúde visual

Quem nunca foi abordado enquanto caminhava por ruas do comércio ou mesmo em praças públicas por algum vendedor de ótica com aquela proposta irrecusável? Normalmente a frase é: “Vamos agendar uma consulta grátis. Estamos com 50% de desconto na armação!”

Com o endividamento atingindo mais de 77% das famílias do País, de acordo com dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC), o tipo de proposta acima parece ser tentadora. No entanto, se tratando de saúde visual, o barato pode sair caro.

Avaliações visuais em ótica

Segundo o médico oftalmologista Matheus Vieira, não é legal realizar exames de visão em óticas, mesmo os mais simples, pois ao se submeter ao teste, o cliente acredita estar fazendo uma avaliação global da sua saúde ocular. “E isto acaba o deixando sem diagnóstico de muitas doenças oculares que poderão levar até a cegueira”.

Oftalmologista é quem faz diagnóstico

Ainda de acordo com o Dr. Matheus Vieira, os aparelhos utilizados nas óticas podem até ser de boa qualidade, o que não garante a confiabilidade dos resultados obtidos nos testes. “Quem faz diagnóstico é o médico e não o balconista da ótica. E fazer exames com um vendedor é ilegal, eles não têm competência para concluir se o cliente tem ou não uma doença ocular”, ressalta o oftalmologista.

Função do Optometrista

O optometrista é o profissional responsável por identificar problemas no sentido da visão, como astigmatismo, miopia, hipermetropia, utilizando-se apenas de métodos não invasivos, como testes de acuidade visual e refração, para que possa prescrever óculos correção de grau, apenas.

Optometristas ouvidos pelo Portal Tailândia, informaram que durante sua atuação, ao detectar casos em que o problema visual aparenta ser mais grave e além da sua esfera de atuação, recomendam o paciente que faça consulta com um médico oftalmologista.

Atualização – 29/04/2022, 14h15

O Plenário virtual do Supremo Tribunal Federal (STF), aprovou em outubro de 2021, que optometristas com formação de nível superior em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação são qualificados e podem atuar na saúde primária da visão.

Com isso, fica definido que as vedações dos Decretos Presidenciais 20.931/1932 e 24.492/1932 não se aplicam aos profissionais com a formação superior. Os decretos impedem, por exemplo, que optometristas instalem consultórios e prescrevam lentes de grau. A partir da decisão do STF, os decretos passam a valer somente para os optometristas com formação técnica – que o Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria (CBOO) define como ópticos práticos.

Fique atento as leis:

  • Somente médico pode prescrever receitas;
  • As óticas somente podem confeccionar óculos mediante receita médica ou de optometrista com nível superior;
  • Venda casada é proibido segundo Código de Defesa do Consumidor (exame de graça embutido no valor do óculos);
  • É proibido consultório no mesmo estabelecimento de ótica ou farmácia (para evitar conflito de interesses);
  • Conforme novo entendimento do STF em outubro de 2021, o optometrista com nível superior pode receitar óculos.

Com informações do Portal Nogueirense


Portal Tailândia

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Mulheres negras de baixa renda ainda convivem com agressores

Os casos de feminicídio e outros tipos de agressão contra mulheres no Brasil estão registrados…

24 minutos ago

PF prende servidores públicos suspeitos de ajudar garimpos ilegais

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira, a operação Cobiça, voltada ao combate a…

25 minutos ago

Vídeo: marido flagra ‘amigo’ abusando da esposa alcoolizada no Pará

Um caso de violência sexual envolvendo um amigo de família chocou moradores do bairro da…

25 minutos ago

Aumento da Demanda por Hemodiálise no Hospital Regional do Tapajós em Itaituba

Nos últimos três anos, a demanda por sessões de hemodiálise tem registrado um aumento consistente…

4 horas ago

FT Ferro e Aço contrata auxiliar administrativo em Tailândia

A FT Ferro e Aço, localizada na avenida Belém, está recebendo currículos para contratar Auxiliar…

4 horas ago

Homem ‘pega carona’ em traseira de caminhão e é arrastado

O homem vai sendo arrastado pela via ao se pendurar na traseira de um caminhão.…

5 horas ago

This website uses cookies.