Após registros no Reino Unido, Portugal confirma 14 casos da varíola dos macacos

Desde o dia 7 de maio, quando o Reino Unido relatou o seu primeiro caso de varíola dos macacos, autoridades de saúde europeias monitoram qualquer surto da doença. Em Portugal, autoridades confirmaram que o país já soma 14 casos da rara infecção e outros dois estão sendo investigados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS). As informações são da Agência Brasil e do portal Sic Notícias.

Em um comunicado, a DGS informou que, neste momento, “decorrem ainda os inquéritos epidemiológicos, com o objetivo de identificar cadeias de transmissão e potenciais novos casos e respetivos contatos”.

O vírus da varíola dos macacos é semelhante ao da varíola, que havia sido erradicada em 1980. Os casos reportados até agora em Portugal são da região de Lisboa e Vale do Tejo e os suspeitos concentram-se na mesma zona.

No início da manhã de quarta-feira (18), a Espanha emitiu um alerta informando que tinha oito casos suspeitos em teste, mas o número subiu para 23 casos no final da tarde, segundo comunicado das autoridades de saúde da região de Madri. Nenhum caso havia sido confirmado ainda.

Já o Reino Unido reportou mais seis casos desde o dia 7 de maio. 

A doença

Semelhante à varíola humana, a varíola dos macacos é uma infecção viral, porém mais leve, e foi registrada pela primeira vez na República Democrática do Congo na década de 1970. Na última década, o número de casos na África Ocidental aumentou.

De acordo com as autoridades de saúde espanhola, ela não é particularmente infecciosa entre as pessoas e a maioria dos pacientes infectados se recupera em algumas semanas, embora casos graves tenham sido relatados.

Os sintomas incluem febre, dores de cabeça e erupções cutâneas que começam no rosto e se espalham para o resto do corpo.

Por: O Liberal


Portal Tailândia

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

IBGE: 25 municípios concentram mais de um terço do PIB brasileiro

Vinte e cinco municípios representaram 34,2% do Produto Interno Bruto (PIB), soma de bens e…

8 horas ago

Petrobras renova contratos de quase R$ 100 bi com a Braskem

A Petrobras e a Braskem, sexta maior petroquímica do mundo, firmaram contratos de fornecimento de…

19 horas ago

Governo aposta em receitas extras para reforçar Orçamento em 2026

Aprovado nesta sexta-feira (19) pelo Congresso, o Orçamento Geral da União de 2026 terá medidas…

1 dia ago

CMN regulamenta linha de R$ 6 bi para financiamento de caminhões

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou a regulamentação de uma linha de financiamento de até…

2 dias ago

Brasil espera assinatura rápida do acordo Mercosul–UE, diz Alckmin

O Brasil espera que a assinatura do acordo entre o Mercosul e a União Europeia…

2 dias ago

Banco Mundial: Nordeste pode ser fundamental no progresso do país

Com 80% dos seus 54 milhões de habitantes formada por jovens e pessoas em idade…

3 dias ago

This website uses cookies.