Programação alusiva a dia de Tiradentes e realizada pelo 15º Batalhão de Polícia Militar e CPR X

A solenidade aconteceu na manhã desta quinta-feira (21) no pátio do 15º Batalhão de Policia Militar, em Itaituba no sudoeste do Pará.

Para o evento estiveram reunidas autoridades representes de cada esfera das forças de segurança. O evento foi realizado para enaltecer a brava atitude de Joaquim José da Silva Xavier o Tiradentes, pelas lutas travadas em nome da justiça e liberdade, e ressaltar a vida militar dele.

Autoridades convidadas para o Evento/Foto: Plantão 24Horas News

Em dezembro de 1775, Tiradentes entrou para o Exército Colonial na 6.ª Companhia de Dragões da Capitania de Minas Gerais. Como era descendente de português teve o privilégio de ingressar nas forças armadas já como oficial, sem passar pelos postos subalternos.

Tornou-se alferes e, em 1781, foi nomeado comandante da Patrulha do Caminho Novo, que ligava Minas Gerais ao Rio de Janeiro, por onde passava toda a produção de ouro e diamantes com destino ao porto, rumo a Portugal.

Em dezembro de 1788, terminada a licença, Tiradentes regressa a Minas Gerais, neste período Tiradentes passou a fazer propaganda, em Vila Rica e os seus arredores, a favor da independência do Brasil. A primeira reunião dos conspiradores ocorreu na casa do Tenente-Coronel Paula Freire.

Joaquim José da Silva Xavier/ Foto: Reprodução

No dia 10 de maio de 1789, a casa de Domingos Fernandes da Cruz, onde Tiradentes se encontrava, foi cercada e Tiradentes foi preso, sob a acusação de conspiração contra a coroa.

No dia 22 de maio, na primeira audiência da devassa, Tiradentes é interrogado. No dia 18 de janeiro de 1790, diante do quarto interrogatório, Tiradentes confessa a conspiração e assume toda a responsabilidade, como comprovam as atas do processo.

Tiradentes foi enforcado no Largo da Lampadosa, no Rio de Janeiro, no dia 21 de abril de 1792. O seu corpo foi esquartejado, a sua cabeça exposta em Vila Rica e os seus membros espalhados em postes no caminho entre Minas e o Rio de Janeiro, como pena por sua luta pela liberdade.

Foi com base em toda essa luta por justiça de Tiradentes, que os militares do 15ª grupamento e CPR X se reuniram em um momento de memória ao Patrono da Policia Militar e do brasil.

 

15º BPM em Itaituba, local do evento/Foto: Plantão 24Hpras News

E o agradecimento por poder voltar ao normal sem algumas limitações impostas pela pandemia.

Na ocasião alguns policiais militares foram agraciados com a medalhas de honra ao mérito, e receberam promoção.

Fonte: Portal Plantão 24Horas News

 

Plantão24horas

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Nova vacina contra a covid-19 chega à população em 15 dias

Os imunizantes devem chegar à população nos próximos 15 dias. | Tomaz Silva/ Agência Brasil…

17 minutos ago

Formas Simples de Melhorar a Eficiência no Seu Negócio

Muitos empresários lutam para otimizar seus processos, o que pode levar a desperdícios de tempo…

2 horas ago

Confira medicamentos que terão isenção ou redução de imposto

A regulamentação da reforma tributária sobre o consumo trará medidas para evitar a alta no…

4 horas ago

A força (crescente) do cacau no Estado

Responsável por plantar de 8 a 10 mil hectares por ano, o Pará é um…

6 horas ago

PF deflagra operação de combate ao abuso sexual infantil

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (02/05) a operação “GUNNER, em Belém, para…

7 horas ago

Dólar cai para R$ 5,11 com alívio externo e decisão da agência Moody’s

Embalado pelo cenário internacional e pela melhoria da perspectiva da nota de crédito do Brasil,…

8 horas ago

This website uses cookies.