A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (06), a operação CASSITERITE 27, tem o objetivo de repressão a extração ilegal do minério de cassiterita.
Os policiais estão cumpriram mandados de busca e apreensão nas cidades de Santarém e Novo Progresso, expedidos pela 2ª Vara Federal Cível e Criminal da Subseção Judiciária de Santarém.
A investigação policial aponta que aproximadamente 27 toneladas de cassiterita foram extraídas de local não autorizado, levando em consideração que a documentação apresentada pelos transportadores apresentavam informações falsas quanto à origem do minério..
O minério estava sendo transportado para cidade de Manaus, para exportação. Estima-se o valor de 3 milhões de reais para a carga de cassiterita que seria exportada.
Atuação na operação CASSITERITE 27/ Foto: Reprodução PF
Os crimes investigados no Inquérito Policial correspondente são os de usurpação de bens da União, inserto no artigo 2º, caput, da Lei 8.176/1991 – Lei dos Crimes contra a Ordem Econômica, o de transporte e comercialização ilegal de bens da União, inserto no artigo 2º, § 1º da mesma lei, cujas penas variam de 1 a 5 anos de detenção e o crime falsidade ideológica, inserto no artigo 299 da Lei 2.848/1940 – Código Penal, cuja pena varia de 1 a 5 anos de prisão.
Fonte: Plantão 24Horas News
Com a chegada do período chuvoso e o aumento das temperaturas, condições ideais para a…
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para o perigo de chuvas intensas no Pará, na…
O Bispo emérito do Marajó, Dom Luís Azcona morreu na manhã de hoje (20) aos…
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) calcula que o adiamento…
Na noite do último sábado, 23 de novembro de 2024, por volta das 20h10, uma…
Um homem, em suposto surto, fez uma mulher de refém em um supermercado no bairro…
This website uses cookies.