Categories: MarabáNotícias

Palito de dente: saiba os prejuízos que ele pode causar

Você sabia que os palitos de dentes presente nas mesas dos restaurantes e de muitas casas, utilizados por muitas pessoas após as refeições para tirar a sujeirinha do meio dos dentes pode ser uma prática considerada gravíssimas, segundo os especialistas?

Pois é, dentre os vários malefícios, além de não alcançar as paredes muito próximas dos dentes e não remover todos os fragmentos de alimentos que ficam acumulados, os palitos de madeira podem machucar a gengiva, causando lesões e até mesmo a retração.

Bicarbonato de sódio deixa os dentes mais brancos? Veja!

Vídeo: Lilia Cabral faz um “L” ao vivo na Globo e web reage

“A maioria das pessoas fazem a ‘palitação’ dos dentes, que vai causar alguns problemas a nossa saúde bucal, por exemplo quando a gente exerce uma determinada força para remover o resto de alimento que fica entre um dente e outro, a gente não faz uma limpeza, só faz a remoção. Ele não remove a placa bacteriana, simplesmente ele só remove aquele resto de alimento e ainda vai provocar na sua gengiva, mau hálito, vai gerar um desconforto ali, podendo causar até inflamação”, destacou a dentista Suyana Carneiro, sobre os malefícios que podem ocorrer após o uso indevido de palitos nos dentes. 

Ainda segundo a especialista, há o risco de infecção e ferimento, após o uso destes palitos. Para ela, nessa região também quando se tenta ‘palitar’, remover a retirada desses restos de alimentos, pode provocar com a pressão, a reabsorção óssea, a inflamação da gengiva.  “Pode ocorrer um sangramento, além do mais, o que pode também acontecer é a quebra desse palito entre um dente e outro, provocando ainda mais dor e desconforto”, explicou.

O acúmulo de alimentos pode causar a proliferação de bactérias e a cárie, já a retração gengival e as lesões na gengiva podem causar infecções e dor.

Ela faz ainda um alerta para quem usa aparelho ortodôntico, o cuidado deve ser redobrado. “O palito pode descolar os brackets e entortar os fios, prejudicando todo o tratamento. Em áreas com restaurações dentárias recentemente, o uso também é proibido, pois movimentos bruscos com o palito podem causar fraturas e infiltrações”, disse.

O QUE FAZER?

O ideal é utilizar o fio dental, que alcança as paredes interproximais dos dentes, sem causar danos à gengiva. Especialista indica que a melhor maneira de limpar os dentes e evitar qualquer tipo de problema é através da escovação adequada. 

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Está em dúvida sobre qual curso escolher? Veja dicas dos cursos mais buscados

A escolha de um curso superior é um dos momentos mais significativos na vida de…

45 minutos ago

Pará: mulher é presa por estelionato contra idosa após movimentar mais de R$ 100 mil

Uma mulher foi presa pela Polícia Civil, na última quarta-feira (24/04), no bairro do Marco, em…

45 minutos ago

Pablo Vittar revela romance com jogador brasileiro famoso

A cantora foi questionada sobre quem era o jogador de futebol. | Foto: Reprodução/SBT A…

5 horas ago

Governo adiará um dos projetos da regulamentação da reforma tributária

O governo adiará o envio ao Congresso de um dos projetos de lei complementar (PLC)…

5 horas ago

Hospital Regional do Sudeste do Pará tem 95% de aprovação dos pacientes assistidos

Rosa Maria, moradora de Jacundá, foi submetida à cirurgia ortopédica no Hospital Regional do Sudeste…

6 horas ago

Equipe médica se confunde e opera perna errada de menina de 6 anos

Uma equipe de médicos do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande (PB), se…

6 horas ago

This website uses cookies.