Operação Ouro Usurpado foi deflagrada na manhã de quarta-feira pela Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou, na manhã da última quarta-feira (06) a operação Ouro Usurpado teve o objetivo coibir ilícitos ambientais, mais especificamente, o garimpo ilegal.

Os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão nas cidades de Itaituba e São Paulo, os mandados foram expedidos pela Vara Única da Subseção Judiciária de Itaituba/PA.

Conforme apurado nas investigações, a exploração mineral foi realizada em desacordo com a autorização (autorização para pesquisa) resultando em intensa degradação ambiental representada pela retirada da vegetação nativa e por escavações que removeram a camada fértil do solo em uma área estimada de 152,74 hectares.

Operação Ouro Usurpado/ Foto: Reprodução PF

Deste total, 58,31 hectares encontravam-se em Área de Preservação Permanente (APP), com danos ambientais que podem chegar a R$ 2.111.844,24 (dois milhões, cento e onze mil, oitocentos e quarenta e quatro reais e vinte e quatro centavos).

Os crimes investigados no Inquérito Policial correspondente são os de garimpo ilegal, inserto no artigo 55 da Lei 9.605/98 – Lei de Crimes Ambientais cuja pena varia de 6 meses a 1 ano de detenção  e o crime de usurpação de patrimônio da união, inserto no artigo 2º da   Lei 8.176/1991 – Lei dos Crimes contra a Ordem Econômica  cujas penas variam de 1 a 5 anos de detenção.

 

Fonte: Plantão 24Horas News

Plantão24horas

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Liverpool vence o Fulham e divide ponta da Premier League

Faltam cinco rodadas para terminar a Premier League | Liverpool F.C Neste domingo (21), o…

31 minutos ago

Vídeo: Criança recém-nascida é salva por Policias Militares em Itaituba

Uma criança foi salva em Itaituba graças a ação rápida e as habilidades de reanimação…

5 horas ago

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre aos 51 anos

Anderson Leonardo, do Molejo, morreu hoje, aos 51 anos, em decorrência de um câncer. A…

5 horas ago

Novo técnico do São Paulo não revela se utilizará James

Luis Zubeldía, o novo técnico do São Paulo, chegou ao Brasil na manhã deste domingo…

7 horas ago

Vídeo: Chuva forte causa transtornos para moradores em Rurópolis, no PA

Uma chuva intensa com um grande volume de água precipitado num curto espaço de tempo…

10 horas ago

INSS: pagamento do 13º antecipado para aposentados e pensionistas começa nesta quarta-feira

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber nesta quarta-feira (24) a…

10 horas ago

This website uses cookies.