O clima era de festa, vitória do time da casa, comemoração da torcida e estádio lotado. Entretanto, próximo a toda a festa, um torcedor chamou atenção.
Na tarde do último domingo, São Raimundo-AM e São Raimundo-RR se enfrentaram pela primeira rodada da Série C, no Estádio da Colina, em Manaus. O jogo terminou 2 a 1, de vira para os mandantes e um torcedor foi flagrado, sem camisa e com um uma águia, símbolo nazista tatuado nas costas.
A imagem foi escolhida pelo partido nazista alemão por ser símbolo universal de poder, força, autoridade e vitória.
O torcedor ainda não foi identificado pelas autoridades amazonenses, entretanto, o São Raimundo-RR publicou uma nota repudiando a atitude e solicitando às autoridades medidas cabíveis.
+ LEIA TAMBÉM: Homem com tatuagens nazistas é expulso de jogo em Pelotas
“Chegou ao conhecimento da diretoria do São Raimundo Esporte Clube, que durante o jogo contra e equipe do São Raimundo de Roraima, pelo Campeonato Brasileiro Série D 2022. Um indivíduo adentrou ao estádio usando camisa e retirou a mesma, ostentando uma tatuagem com símbolo nazista e proibida pela legislação vigente, além de atentatório à dignidade humana e provavelmente um dos capítulos mais tristes da história da humanidade, se não o mais”
“O São Raimundo Esporte Clube vem a público, repudiar a atitude deste indivíduo em que nada representa a história do clube do povo. O São Raimundo condena veementemente toda e qualquer manifestação favorável àquilo que foi uma das maiores máculas da história mundial! Este indivíduo, uma vez identificado, não mais adentrar as dependências do estádio em dias de jogos do Tufão. Além disso, encaminharemos formalmente uma denúncia aos órgãos criminais para que haja a devida investigação e persecução penal”, disse a nota.
O diretor do clube, Rodrigo Guedes, que também é vereador de Manaus, afirmou que, assim que for identificado, será denunciado.
“Pessoalmente e como vereador denunciarei e pedirei investigação criminal sobre o caso. Não ficará sem a devida persecução penal!”, disse em publicação no Instagram.
A lei federal antirracismo (Lei 7.716, de 1989) afirma que é crime “veicular símbolos” do nazismo “para fins de divulgação”. Em caso de condenação, a pena é de multa e prisão de dois a cinco anos.
O vereador ainda afirmou que o torcedor será banido do Estádio da Colina: “Hoje uma pessoa esteve no Estádio da Colina no jogo entre São Raimundo (AM) e São Raimundo (RR) exibindo uma tatuagem nas costas com o símbolo nazista da Águia. Como diretor do São Raimundo, informo que não sabemos quem é, mas se identificarmos estará banido do nosso estádio”, completou.
OUTRO CASO POLÊMICO EM MANAUS
Em novembro de 2021, um homem chamou atenção na cidade após se fantasiar de goleiro Bruno (ex-Flamengo), com um saco de lixo com o nome de “Eliza Samúdio”, companheira assassinada pelo ex-goleiro do Flamengo em 2010.
Planeje sua viagem ao Egito e explore pirâmides, templos e a rica história de uma…
Paloma Lopes Alves, de 31 anos, morreu nesta terça-feira (26/11) após sofrer umaparada cardiorrespiratória durante um…
A tristeza é uma emoção que pode ser causada por diferentes situações ou acontecimentos, que…
Com a chegada do período chuvoso e o aumento das temperaturas, condições ideais para a…
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para o perigo de chuvas intensas no Pará, na…
O Bispo emérito do Marajó, Dom Luís Azcona morreu na manhã de hoje (20) aos…
This website uses cookies.