Líder indígena registra Boletim de Ocorrência após ser acusado de invasão e roubo pela BBF

O líder indígena Paratê Tembé, da aldeia Turé Mariquita, na divisa entre Tomé-Açu e Acará, registrou um Boletim de Ocorrência na manhã desta quarta-feira (6), refutando as acusações divulgadas por veículos de imprensa paraenses.

De acordo com as notícias publicadas nos sites, a empresa Brasil BioFuels (BBF), que trabalha com cultivo de dendê na região, teria acusado Paratê Tembé de ser o líder de uma invasão à empresa. Fato desmentido pelo líder indígena que afirmou estar a mais de 100 quilômetros do local da invasão.

Vídeo divulgado por Paratê Tembé, após registrar B.O. em Quatro-Bocas, município de Tomé-Açu.

Além de não encontrar citação de seu nome em nenhum do Boletim de Ocorrência registrado pela BBF sobre a situação da invasão, Paratê afirmou que nenhum indígena invadiu ou praticou roubo na empresa.

A empresa, que atua com o cultivo de dendê na região, alega que houve “invasão” e que “colaboradores e terceirizados foram mantidos reféns dentro de ônibus por quase duas horas”.

Indígenas protestam contra atuação da empresa BBF na divisa de Tomé-Açu e Acará, no Pará. — Foto: Reprodução

Cerca de 30 indígenas da etnia Tembé ocupam a frente ao polo industrial da BBF e duas fazendas do empreendimento, na divisa entre Tomé-Açu e Acará, nordeste do Pará, em protesto contra constantes ameaças às comunidades, que ficam próximas às propriedades controladas pela empresa. O protesto continua nesta quarta-feira (6).

Intervenção do Ministério Público Federal

O Ministério Público Federal (MPF) participou no dia 1º de abril, de audiência promovida pelo ouvidor agrário do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, Mairton Carneiro, que preside a Comissão Permanente de Monitoramento, Estudo e Assessoramento das Questões Ligadas à Grilagem, para tratar do conflito territorial entre a empresa Brasil BioFuels (BBF) e comunidades indígenas e quilombolas que foram cercadas por fazendas da empresa nos municípios de Tomé-Açu e Acará, no nordeste do estado.

Audiência sobre o tema ocorreu em Tomé-açu no último dia 1º (Fotos: Helena Palmquist/MPF)

Durante a reunião, o procurador da República Felipe Moura Palha destacou o que considera a origem dos conflitos atuais: a Terra Indígena Turé Mariquita está estrangulada por plantações da empresa, sem uma zona de amortecimento que deveria existir de pelo menos dez quilômetros de distância entre os cultivos e a área indígena. Não houve licenciamento ambiental da atividade da BBF e o povo Tembé sofre graves impactos ambientais que não foram avaliados em um estudo de impacto ambiental.

A mesma situação aflige duas comunidades quilombolas, também cercadas por plantações de dendê: a comunidade Alto Acará e a Nova Betel. Tanto no caso da Terra Indígena Turé Mariquita quanto das comunidades quilombolas, há ainda áreas compradas pela empresa que são, na verdade, território reivindicado por quilombolas e indígenas. A exploração da monocultura de dendê antes era da empresa Biopalma, que mantinha acordos de compensação com essas comunidades. Mas, ao comprar as terras e as plantações em 2020, a BBF rompeu unilateralmente esses acordos.


Portal Tailândia

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Descubra a idade em que atingimos o auge da tristeza

A tristeza é uma emoção que pode ser causada por diferentes situações ou acontecimentos, que…

2 horas ago

Regional de Marabá promove ação de conscientização de combate à dengue

Com a chegada do período chuvoso e o aumento das temperaturas, condições ideais para a…

5 horas ago

Inmet emite alerta laranja para perigo de chuvas intensas no Pará

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para o perigo de chuvas intensas no Pará, na…

5 horas ago

Estado decreta luto de três dias pela morte de Dom Azcona

O Bispo emérito do Marajó, Dom Luís Azcona morreu na manhã de hoje (20) aos…

8 horas ago

CNU: adiamento do resultado para fevereiro custará R$ 4,7 mi à União

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) calcula que o adiamento…

9 horas ago

Residência em Itaituba é Arrombada; Vítima Oferece Recompensa por Itens Furtados

Na noite do último sábado, 23 de novembro de 2024, por volta das 20h10, uma…

10 horas ago

This website uses cookies.