Categories: MarabáNotícias

Fim da emergência de Covid-19 no Brasil contraria OMS e EUA

“O SARS-COV-2 continua a causar altos níveis de morbidade e mortalidade, particularmente entre as populações humanas vulneráveis. Neste contexto, o Comitê levantou preocupações de que o uso inadequado de antivirais pode levar ao surgimento de variantes resistentes a drogas”. Este foi o “parecer” do Comitê de Emergência da OMS, que informou sua posição nos últimos dias.

Para o Comitê, a Covid-19 ainda é “um evento extraordinário que continua a afetar negativamente a saúde das populações em todo o mundo, representa um risco contínuo de propagação internacional e interferência no tráfego internacional, e requer uma resposta internacional coordenada”.

A decisão significa que, pelo menos pelos próximos três meses, não haverá uma alteração na posição da OMS e que a emergência internacional segue. Liderando mais de 30 especialistas, o presidente do Comitê, Didier Houssin, admitiu durante o encontro que está “preocupado com o crescente cansaço entre as comunidades em todo o mundo em resposta à pandemia e os desafios colocados pela falta de confiança na orientação científica e nos governos”.

No domingo, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou o fim da situação de emergência sanitária nacional devido à pandemia da covid-19. Ele afirmou que irá editar nos próximos dias um ato normativo para encerrar a Espin (Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional). No entanto, ressaltou que a medida não significa o fim da doença.

Um dos principais motivos para a cautela é a imprevisibilidade do vírus. Ou seja: ainda não se sabe se, com a reabertura quase total das atividades, alguma variante mais perigosa pode surgir.

EUA X BRASIL

A decisão do governo de Jair Bolsonaro sobre a pandemia também contraria a direção que os EUA tomaram em relação à doença. Os dois países lideram em número de mortes pela covid-19.

Na quarta-feira passada, o governo americano decidiu ampliar por mais três meses a emergência sanitária, permitindo assim que os cidadãos possam continuar sendo testados e recebendo tratamento de forma gratuita.

Nos EUA, a emergência de saúde pública foi inicialmente declarada em janeiro de 2020. Desde então, ela é renovada a cada trimestre.

O governo tem pago por testes, vacinas e certos tratamentos. A Casa Branca ainda exigiu que os seguros cubram o custo total dos testes e vacinas, usando um financiamento de emergência de saúde pública.

Mas quando a emergência de saúde pública expirar, os planos terão de arcar sozinhos com certos custos. O temor é de que milhões de pessoas possam perder o acesso a certos serviços.

Por sua vez, a OMS respeita a soberania dos governos. Mas, menos de uma semana antes da decisão do Brasil, o Comitê da OMS reconheceu que o SARS-CoV-2 continua a ter uma evolução viral imprevisível, que é agravada por sua ampla circulação e intensa transmissão em humanos, bem como a introdução generalizada de infecções em uma série de espécies animais com potencial para o estabelecimento de reservatórios animais ».

Os membros do Comitê reconheceram a capacidade nacional, regional e global de responder ao contexto pandêmico, mas “observaram com preocupação » que alguns governos “relaxaram » as medidas de controle e “reduziram os testes, impactando assim a capacidade global de monitorar a evolução do vírus”.

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Guarnição do Motopatrulhamento Prende Casal com Drogas em Itaituba

Na noite desta quarta-feira, 9 de outubro de 2024, a guarnição do motopatrulhamento, realizando rondas…

8 minutos ago

Estudo mostra que 25% dos paraenses foram vítimas de golpes digitais no último ano

Um quarto da população paraense perdeu dinheiro por algum crime digital nos últimos 12 meses,…

8 minutos ago

Estudo do Ipea aponta população ocupada nos maiores níveis em 10 anos

A nova edição do Boletim de Mercado de Trabalho do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada…

1 hora ago

Paysandu chega a Maceió para duelo decisivo contra o CRB

Papão sabe que vencer é fundamental na briga contra o Z-4, principalmente quando o rival…

5 horas ago

Suspeito de envolvimento na morte de jogador do Remo é preso em Belém

Um homem suspeito de envolvimento na ação criminosa que matou três pessoas, incluindo o jogador do…

5 horas ago

This website uses cookies.