Na quarta-feira, 6, o presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou que o Brasil adotará a “bandeira verde” na cobrança de luz a partir do próximo dia 16 de abril.
De acordo com o presidente, todos os consumidores serão beneficiados com a redução do valor da conta de luz que ficará em média de 20% mais barata. Atualmente, o país está com a bandeira de “escassez hídrica” em vigência desde o mês de agosto do ano passado.
Quando anunciada, a previsão era de que a atual bandeira permanecesse em vigor até 30 de abril deste ano, mas o governo decidiu antecipar a mudança da tarifa.
Em 2021, o Brasil enfrentou a pior crise hídrica em 91 anos. Na ocasião, as principais bacias hidrográficas que abastecem o país estavam secando devido o baixo volume de chuvas na região dos reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste, que é responsável por 70% da geração de energia no país.
Durante o período da bandeira de “escassez hídrica”, o Brasil conseguiu cobrir custos de geração, transmissão e distribuição de energia no período de seca, quando é necessário acionar as termelétricas, que tem um custo mais elevado.
“Em 2021 o, Brasil enfrentou a pior seca dos últimos 91 anos. Para garantir a segurança no fornecimento de energia elétrica, o governo federal teve que tomar medidas excepcionais”, escreveu Bolsonaro através das redes sociais.
“Com o esforço de todos os órgãos do setor elétrico, conseguimos superar mais esse desafio, e o risco de falta de energia foi totalmente afastado. Os reservatórios estão muito mais cheios do que no ano passado. Os usos múltiplos da água foram preservados”, reforçou.
Por: Metrópoles
Com a chegada do período chuvoso e o aumento das temperaturas, condições ideais para a…
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para o perigo de chuvas intensas no Pará, na…
O Bispo emérito do Marajó, Dom Luís Azcona morreu na manhã de hoje (20) aos…
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) calcula que o adiamento…
Na noite do último sábado, 23 de novembro de 2024, por volta das 20h10, uma…
Um homem, em suposto surto, fez uma mulher de refém em um supermercado no bairro…
This website uses cookies.