Com auditório lotado, Tailândia realiza 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental

O auditório da EETEPA ficou pequeno para a quantidade de participantes da 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Tailândia, no nordeste do Pará, que ocorre nesta terça-feira (26).

Com o objetivo de discutir o assunto e, construir sugestões para a política pública de saúde mental, os participantes incluem profissionais de saúde, usuários do sistema e integrantes da comunidade em geral.

Coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que funciona há mais de 7 anos em Tailândia, Adriane Soares, se emocionou na abertura do evento. “É um dia histórico para o município de Tailândia. Realizar a conferência demonstra a qualidade da saúde do município, só temos a agradecer a todos”, declarou.

Adriane Soares se emocionou ao falar do trabalho com saúde mental (foto: Josenaldo Jr / Portal Tailândia)

Ainda na conferência municipal, além de aprovar propostas dentro dos eixos temáticos, serão eleitos delegados para representar o município na Conferência Estadual, que acontecerá em junho deste ano.

O tema central do evento é: “A Política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

A conferência é organizada pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde. “Este é um momento ímpar para o município. Estamos com o auditório lotado e isso demonstra a importância desse tema”, afirmou a secretária municipal de Saúde e presidente do Conselho, Ruth Alcântara.

Saúde mental no Brasil

Uma pesquisa feita em 30 países mostrou que três a cada quatro brasileiros, ou seja, 75%, afirmam pensar muito em seu próprio bem-estar mental.

A pesquisa World Mental Health Day 2021, aponta o Brasil como o país que mais se preocupa com o assunto, em comparação com as outras nações.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que somos o país mais ansioso do mundo e o mais deprimido da América Latina. Isso, de acordo com especialistas, pode explicar a preocupação do brasileiro com o tema.


Portal Tailândia

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

COP-30: secretário do Pará e Anitta participam de evento

Nesta quinta-feira (2), o Secretário de Meio Ambiente do estado do Pará, Mauro O’de Almeida,…

4 horas ago

Petrobras aumenta em 2,8% preço de querosene de aviação

A Petrobras aumentou em 2,8%, nesta quarta-feira (1º), o preço do querosene de aviação (QAV) vendido para…

4 horas ago

Ação Cidadania emitirá identidades no distrito Palmares

O distrito de Palmares, cerca de 60 km de Tailândia, nordeste paraense, irá receber os…

5 horas ago

Show de Madonna tem homenagem ao trapalhão Zacarias e Cazuza

Fotos de artistas brasileiros já falecidos serão exibidas durante show de Madonna no Rio de…

10 horas ago

Família de “Seu Chiquinho” não tem esperança no hospital e pede ajuda a “Macarrão”

Francisco de Sousa, de 69 anos, mais conhecido como “Seu Chiquinho” é morador de Tailândia…

10 horas ago

Homem sofre tentativa de homicídio em Itaituba

Na madrugada deste sábado (4), a guarnição da policia militar foi acionada para verificar uma…

12 horas ago

This website uses cookies.