Balsa de garimpeiros invasores de território indígena foi apreendida em 24h

A balsa de garimpeiros que invadiram o território indígena Xipaia (PA) foi encontrada, hoje, um dia após o início de uma operação do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para proteger tanto os moradores da região como a reserva contra crimes ambientais e exploração ilegal de recursos minerais.

“A apreensão se deu com a atuação das equipes da ‘Operação Guardiões do Bioma’, que faz um trabalho ostensivo de fiscalização em terras indígenas pela Amazônia”, explicou o Chefe do Serviço de Repressão a Crimes Contra Comunidades Indígenas, Paulo Teixeira, delegado da Polícia Federal (PF).

A “Operação Guardiões do Bioma”, lançada em março último, consiste na ação coordenada de agentes da PF, Força Nacional de Segurança Pública, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Funai. Também participam o Ibama, a Secretaria de Operações Integradas (Seopi), entre outras entidades.

OBSTÁCULOS

De acordo com Teixeira, “houve muita dificuldade para localizar a balsa, que não podia ser vista com facilidade do alto por helicópteros. Foi necessário fazer varreduras com lanchas pelos afluentes do rio Iriri, e por isso é uma vitória termos feito o achado em praticamente um dia”.

A descoberta aconteceu pela manhã. A embarcação estava atracada em um lugar conhecido como Riozinho do Anfrísio, na zona rural do município de Altamira.

Foto: Polícia Federal

“A balsa apreendida não será destruída. Nós vamos adotar os procedimentos legais para que o equipamento seja destinado a ações de fiscalização ambiental do ICMBio”, ressaltou o delegado.

PROVIDÊNCIAS

O MJSP, ainda na madrugada de sexta-feira, após receber denúncia de uma entrada ilegal por meio fluvial de supostos garimpeiros nas terras Xipaia, intensificou o trabalho de vigilância que realiza na região.

Homens da Força Nacional e da PF –entidades que atuam na Amazônia permanentemente– foram deslocados por via aérea até a aldeia Karimã para reforçar a segurança da tribo devido a haver a suspeita de que os garimpeiros estariam armados.

Além da Força Nacional e da PF, a ação contou com a atuação de representantes da Funai do ICMBio) e Ibama.

O território Xipaia possui cerca de 179 mil hectares de extensão e fica localizado a 400 km da cidade de Altamira, região sudeste do Pará. As aldeias localizadas em sua zona de abrangência abrigam cerca de 200 pessoas.

Fonte: PF e AC-MM/MM

Plantão24horas

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Nathan se despede e é cogitado no líder da Série C

Entre os cinco atletas dispensados pelo Remo, Nathan seria aquele que estaria mais perto de…

2 horas ago

PF interrompe atividade de mineradora clandestina

A Polícia Federal deflagrou a operação 12o Elemento para combater a extração ilegal de manganês…

2 horas ago

Recém-nascida é atingida por bala perdida em hospital do Recife horas após o nascimento

Uma recém-nascida foi atingida por uma bala perdida de raspão na cabeça dentro do Hospital…

3 horas ago

Vídeo: Homem é flagrado mostrando órgão genital para criança em Itaituba, no PA

Um homem, cujo nome não foi identificado, foi flagrado mostrando o órgão genital para uma…

6 horas ago

Asfaltamento para o trânsito em importantes vias de Belém

Trânsito intenso | Diego BackmanOs moradores de Belém têm reclamado frequentemente sobre o aumento do…

8 horas ago

Contas externas têm saldo negativo de US$ 2,52 bilhões em abril

As contas externas do país tiveram saldo negativo em abril de 2024, chegando a US$…

8 horas ago

This website uses cookies.