Segup contabiliza 68 chamados em nova ferramenta de atendimento às mulheres vítimas de violência

​Mais de 60 atendimentos já foram registrados na nova ferramenta de comunicação destinada a facilitar o atendimento às vítimas de violência doméstica, que integra o ​​Programa "Pró-Mulher Pará”, do governo do Estado. Desde o lançamento, em 8 de março, até o último dia 14, o programa já realizou um total de 68 atendimentos, sendo 17 voltados às chamadas repressivas, de urgência e emergência, e 57 voltados às ações de prevenção ligadas ao acompanhamento das vítimas cadastradas no Cartão Programa. Seis agressores foram presos em flagrante e apresentados à Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM).

Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), oferece ações de proteção, repressão qualificada e orientação para mulheres em situação de violência doméstica. As vítimas podem usar os canais de urgência e emergência (190 ou 193) para realizar as denúncias. As ações são realizadas em parceria com as polícias Civil e Militar, e as Guardas Municipais de Belém e Marituba, na Região Metropolitana de Belém.

A partir das denúncias, ocorrem as ações repressivas. É feita uma contagem do número de chamadas realizadas, pela mesma vítima, que entra automaticamente para o “Cartão Programa”, que garante visitas periódicas e de acompanhamento por meio das equipes de patrulhamento especializado.

Durante o atendimento, quando identificado que se trata de uma situação envolvendo violência contra a mulher, o atendente envia um link para o denunciante, que pode ser a própria vítima, e esta pode filmar​​ a agressão em tempo real, que será transmitida e repassada para o patrulhamento especializado, a fim de atender a ocorrência de forma imediata.

Desde sua implantação, o ​​Programa "Pró-Mulher Pará” já atendeu dezenas de mulheres em situação de violência doméstica. O secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, ressaltou que “lançamos o Programa Pró-Mulher Pará em parceria não só com os órgãos de segurança pública do Estado, como a Polícia Militar e Polícia Civil, mas também com as Guardas Municipais de Belém e Marituba. Após uma semana desse processo de implantação, nós temos registrado dados muito positivos. Mais de 60 visitas preventivas já foram realizadas, assim como orientações e proteção voltadas totalmente à mulher. Também foram feitas seis apresentações, em acionamentos de flagrantes na Delegacia da Mulher, e que dão justamente a noção da necessidade que nós tínhamos de realizar esses atendimentos e do quanto eles vêm sendo importantes para fortalecer esse fator de proteção da mulher”.

O Liberal

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Lucas Lima acumula dívida e pode perder apartamento

Lucas Lima pode estar a um passo de perder o apartamento que comprou em Campinas,…

2 horas ago

Polícia Federal encerra atividades de garimpos ilegais em São Felix do Xingu

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (19/11) a Operação Ouro Negro, para combate de garimpos…

2 horas ago

Vaga de emprego: loja contrata repositora e operadora de caixa em Tailândia

Uma loja de variedades localizada no centro de Tailândia, nordeste do Pará, está contratando profissionais…

2 horas ago

Vai viajar e não sabe o que fazer com seu PET? Saiba se é possível levar animais no ônibus

Com o fim de ano se aproximando, muitas pessoas já começam a se preparar para…

7 horas ago

Ladrões invadem museu e levam joias consideradas ‘tesouro nacional’ francês

Cerca de quatro ladrões armados entraram em um museu na França e roubaram joias consideradas tesouro nacional, avaliadas…

7 horas ago

This website uses cookies.