Professores ocupam o prédio da prefeitura de Belterra

A ocupação começou por volta das 10:00hrs desta segunda-feira (28) no prédio da prefeitura de Belterra, no sudoeste do Pará. A manifestação contou com o apoio do sindicato dos trabalhadores da educação pública do estado do Pará (SINTEPP)

Os educadores pedem a valorização dos profissionais da educação, e questionam os reajustes referentes aos Piso Salarial e o Plano de Cargos Carreira e Remuneração(PCCR) que não foram feitos e fazem parte dos direitos dos servidores públicos.

Educadores reunidos da Prefeitura de Belterra/ Fonte: Reprodução

O não repasse dos valores a classe culminou na ocupação do prédio da prefeitura durante todo o dia desta segunda-feira. Várias faixas foram colocadas na área externa da sede do poder executivo municipal onde os educadores aguardavam uma resposta positiva.

“Mais uma vez os professores ocupando a prefeitura nesta segunda-feira chuvosa em Belterra, por mais direitos pelo piso salarial integral, pelo PCCR pela gestão democrática, a gente ainda não conseguiu uma resposta certa da secretaria municipal de educação e muito menos da prefeitura, por isso nós continuamos ocupando o prédio da prefeitura, e vamos ocupar até o final da tarde, fim do expediente”. Disse a professora Houise Rocha, representando toda a classe de educadores.

São cerca de 100 professores em greve, o novo piso instituído pelo presidente da República para este ano seria de um reajuste de 33,24%. Que ajustaria o salários dos educadores em um valor de 3.864,00 de salário base. Segundo relato dos professores, em janeiro o piso deveria ser pago, mas o valor não foi repassado.

A secretária de educação assinou a liberação dos valores para o mês de fevereiro mas os repasses também não apareceram, sem mais possibilidades de espera a classe acionou o SINTEPP e as novas negociações se iniciaram.

Um estudo foi feito neste intervalo para verificar se os recursos repassado para o fundo municipal eram suficiente para o pagamento do reajuste, e segundo secretaria de educação o resultado foi favorável, o município pode custear o pagamento dos professores sem comprometer outras áreas da educação municipal.

O prefeito Jociclélio Castro Macedo não aceitou o valor reajustado pelo governo federal e disse que só irá repassar 18% de reajuste, foi ai que a classe decidiu pela paralisação. Durante a semana vários atos serão realizados pelos professores, na tentativa de reverter a situação.

Fonte: Plantão 24Horas News

Plantão24horas

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Torcedores do Paysandu criticam Hélio dos Anjos: “Teimoso”

Hélio dos Anjos começa a ver a "batata assar". | Jorge Luís Totti/Paysandu Não importa…

6 horas ago

INSS começa a pagar 13º antecipado a quem recebe acima do mínimo

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ganham mais de…

6 horas ago

Veja o que dizem os candidatos após o adiamento do CNU

Previsto para ser realizado neste domingo (5), o CNU (Concurso Nacional Unificado) foi adiado após…

11 horas ago

Psica 2024 tem datas anunciadas e pré-venda liberada

Festival será no Mangueirão e ingressos estão a venda a partir de R$100 | Divulgação…

17 horas ago

Confira se seu medicamento terá isenção ou redução de imposto

A regulamentação da reforma tributária sobre o consumo trará medidas para evitar a alta no…

17 horas ago

Matheus Nogueira desabafa após novo tropeço do Paysandu

Goleiro cobrou maior efetividade da equipe e deu razão às cobranças do torcedor. | Matheus…

22 horas ago

This website uses cookies.