PF resgata trabalhadores em condições análogas à escravidão em fazenda no Pará

Nove trabalhadores que estavam sem condições mínimas de alimentação e estadia foram resgatados de uma fazenda no município de Uruará. O resgate aconteceu em uma operação conjunta da Polícia Federal com subsede em Santarém, Ministério Público do Trabalho e o Ministério do Trabalho e Previdência. A ação foi entre os dias 24 de fevereiro e 02 de março.

A investigação teve origem a partir de uma denúncia anônima recebida pela Delegacia da Polícia Federal em Santarém de que a cerca de três meses, trabalhadores de outras cidades do Pará foram levados para trabalhar na fazenda, entretanto, não foram fornecidas condições mínimas de estadia e alimentação. Ademais, essas pessoas não possuíam recursos para retornar às suas cidades.

Ao chegar ao local, a equipe confirmou as suspeitas prévias acerca das condições de trabalho análogo a escravo de nove trabalhadores: 08 homens e 01 mulher que estava acompanhada de seu filho de nove meses.

Irregularidades encontradas

Foram constatadas: ausência de assinatura de CTPSs; ausência de realização de exames médicos admissionais; ausência de instalações sanitárias e de abrigo para proteção contra intempéries nas linhas de trabalho; ausência de fornecimento de equipamentos de proteção individual e de materiais de primeiros socorros. Foi constatado, também, que a água, consumida pelos trabalhadores, era retirada de um açude sem qualquer processo de tratamento, mesmo local que usavam para se banhar e lavar suas roupas; bem como os alojamentos estavam em condições degradantes de higiene, segurança e conforto.

Os trabalhadores relataram que, há cerca de três meses, possuíam apenas arroz e feijão para se alimentarem. Os nove trabalhadores foram resgatados. Além destes, foram observadas graves irregularidades trabalhistas de outros trabalhadores da fazenda.

A PF informou que foi adotada logística especial de preservação de todos os envolvidos na missão, a fim de preservar a saúde dos investigados, testemunhas e policiais com a finalidade de evitar o contágio do COVID-19.

O Liberal

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Prisão de Passageiro em Ferryboat Durante Ação da Base Fluvial Candiru

Em mais uma ação integrada, equipes da Base Fluvial Candiru, em Óbidos, no oeste do…

49 minutos ago

Haddad promete novas medidas de corte de gastos em 2025

O pacote de corte de gastos aprovado pelo Congresso representa apenas a “primeira leva” de…

3 horas ago

‘Macarrão’ doa terreno para implantação de Comando de Policiamento Regional da PM em Tailândia

O prefeito Paulo Liberte Jasper ‘Macarrão', através da Prefeitura de Tailândia, nordeste do Pará, doou…

5 horas ago

Papai Noel dos Correios: carreata de Luz chega a Belém

A Carreta de Luz dos Correios irá percorrerá as ruas da capital paraense neste domingo…

6 horas ago

Carreta Tomba na Descida para o Porto do Distrito de Miritituba

Na manhã deste sábado, 21 de dezembro de 2024, uma carreta tombou na descida da…

6 horas ago

Nova praça de esportes será inaugurada no tradicional Natal do Povo em Tailândia

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out…

10 horas ago

This website uses cookies.