Mais de 166 mil brasileiros podem andar armados com aprovação da PL das armas; entenda

De acordo com uma nota técnica elaborada pela Consultoria Legislativa do Senado Federal, caso o Projeto de Lei 3723/2019, que amplia o porte e a posse de armas de fogo no país seja aprovado, 166.529 brasileiros estarão aptos a andar armados no país.

Veja a quantidade de novas armas e os beneficiados:

– 6.235 (defensores públicos)
– 700 (policiais de assembleias legislativas)
– 75.000 (oficiais de Justiça e do Ministério Público)
– 11.000 (agentes de trânsito)
– 30.000 (auditores e analistas de receitas)
– 8.000 (advogados públicos)
– 23.000 (agentes socioeducativos)
– 12.000 (peritos)
– 594 (membros do Congresso Nacional)

O informativo foi assinado pelo consultor legislativo João Paulo Batista Botelho na segunda-feira, 14. O projeto de lei segue em análise no Senado Federal com relatoria do senador Marcos do Val (Podemos-ES) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Segundo a proposta, os chamados CACs (caçadores, atiradores desportivos e colecionadores) terão o direito garantido de comprar até 16 armas. O projeto também tira a necessidade de autorização de porte de armas para estses grupos.

O texto menciona também o fim das marcações nos projéteis que forem disparados por pistolas, fuzis e outros armamentos. Hoje em dia, as marcações são utilizadas por autoridades para garantir o rastreio de armas e fiscalizar o desvio de arsenais.

A matéria vem sendo debatida na CCJ do Senado desde o final de 2021, porém, ainda não houve acordo para sua aprovação. Diante disso, parlamentares já se articulam para colocá-la em pauta novamente e, consequentemente, pela sua aprovação.

No dia 9 de março, após uma discussão entre os senadores, foi adiada novamente a votação do projeto atendendo um pedido de vista da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA). Para a congressista, o relator, Marcos do Val, leu um novo parecer onde acata diversas emendas ao texto que seria votado, que de acordo com ela, promove alterações significativas na matéria, como por exemplo a ampliação do porte de arma para diversas categorias, como membros do Congresso Nacional.

Posicionamento do presidente

De acordo com o presidente Jair Bolsonaro, é “quase zero” o número de pessoas que possuem registro legal de porte de arma e que têm envolvimento com grupos de extermínio e facções do tráfico no país.

“No Brasil são 600 mil CACs, logo, 25 [que estariam envolvidos com milícias] representam 0,00083% de todos que compram legalmente suas armas, quase zero”, escreveu o presidente através das redes sociais. CAC é a concessão de certificado de registro à pessoa física que tem interesse em realizar atividades de colecionamento de armas de fogo, tiro esportivo e caça.

“Vocês viram que os homicídios com armas de fogo caíram, menor número histórico. Entre outras coisas, a liberação das armas para o pessoal de bem. O cara pensa duas vezes antes de fazer besteira”, disse Bolsonaro em uma conversa com apoiadores, no Palácio da Alvorada, em Brasília.

Com informações do R7

Plantão24horas

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Taxa de Desemprego Cai em Sete Estados no Terceiro Trimestre de 2024

A taxa de desocupação, também chamada de taxa de desemprego, caiu em sete unidades da…

2 horas ago

Mulher pede medida protetiva após perseguição do ex-companheiro em Tailândia

Uma mulher procurou a delegacia de Polícia Civil de Tailândia, nordeste paraense, na terça-feira (19),…

2 horas ago

Preparem-se! Quatro signos que terão sorte nos próximos dias

ReproduçãoUm pouco de sorte não faz mal a ninguém e quando o assunto é ter…

4 horas ago

Taxação dos super-ricos é aprovada em declaração de líderes do G20

Reunidos no Rio de Janeiro, os chefes de Estado e de governo do G20, principal…

5 horas ago

Operações miram suspeitos de fraudes que possibilitaram venda de 7,4 mil bois criados ilegalmente no Pará

O Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal (PF) estão realizando, nesta terça-feira (19),…

7 horas ago

Família de Tailândia procura jovem desaparecido em Goiás

A família de Darlon Martins do Nascimento, ex-morador de Tailândia, nordeste do Pará, está em…

7 horas ago

This website uses cookies.