Garimpeiros tentam interditar quilômetro 30 da BR-163

Um grupo de garimpeiros tentou interditar um trecho estratégico da BR-163, rodovia federal, na altura do km 30, no Pará. O trecho permite viagens tanto para o município de Santarém, no oeste do estado, quanto para Itaituba, município do sudoeste paraense. Procurada, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que não há registro de bloqueios nas estradas federais no estado.

Desde a semana passada, os garimpeiros têm feito manifestações sistemáticas na região contra ações do Governo Federal em áreas utilizadas por eles para garimpar minérios. O governo federal diz que a atividade não tem licença de operação em alguns locais, considerados áreas de preservação ambiental.

Na tarde desta terça-feira (15), a situação ficou tensa e agentes da segurança pública utilizaram balas de borracha para dispersar o ato. Há vídeos circulando nas redes sociais da região e da capital paraense, em que se vê homens e mulheres segurando faixas e avançando para a pista da BR-163, no km 30. Do outro lado, um grupo de agentes da área de segurança pública observa a movimentação. Em dado momento, se ouve tiros e os manifestantes correm para se esconder.

Nos vídeos, os garimpeiros mostram ferimentos em braços e pernas e acusam os agentes de segurança de tê-los feridos. A Redação Integrada aguarda retorno dos órgãos de segurança pública sobre a situação ocorrida nesta tarde de terça-feira.

O Liberal

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Share
Published by
Zap Marabá

Recent Posts

Paysandu é campeão de audiência na Série B. Veja em qual jogo!

Estreia do Papão teve a maior audiência na Série B | Fernando TorresO início da…

1 hora ago

Canal de acesso ao Porto de Paranaguá deve ser leiloado em agosto

O canal de acesso ao Porto de Paranaguá (PR) e o terminal de contêineres do…

3 horas ago

Taxa do crime: prisão de 55 suspeitos combate facções no Pará

Entre os crimes investigados, estão o aliciamento de indígenas e quilombolas que eram obrigados a…

6 horas ago

Jorge se apresenta sem Mateus após cirurgia de emergência

Jorge se apresenta sem Mateus em show da turnê de despedida da dupla. | Reprodução/Redes…

12 horas ago

Dívida Pública sobe 0,22% em março e supera R$ 7,5 trilhões

Pela primeira vez na história, a Dívida Pública Federal (DPF) ultrapassou a marca de R$…

14 horas ago

Paraense de Tênis entra na reta final com jogos decisivos

Torneio de tênis no Pará | DivulgaçãoA 1ª etapa do Campeonato Paraense de Tênis segue…

18 horas ago