Audiência pública discute propostas para regularização do setor minerário na APA Tapajós, em Itaituba

Na noite desta quinta-feira (10), ocorreu, na Câmara de Itaituba, uma audiência pública na qual foram discutidas propostas para a regularização de garimpos de Itaituba, no sudoeste do Pará. O encontro contou, além de outras entidades, com a participação da Confederação Nacional da Mineração, Secretário de Meio Ambiente e Mineração Bruno Rolim, COOPOURO e Prefeito Valmir Climaco.

De acordo com Bruno Rolim, o município já vem fazendo sua parte através da emissão de várias licenças de operação para a atividade garimpeira. No entanto, ainda existem um gargalo, que é a questão da oneração de subsolo e também duplo entendimento de outras instituições, como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o que tem dificultado o licenciamento. Contudo, reforça que está fazendo parceria com o órgão, construindo termo de referência para que o município possa estar licenciando a atividade garimpeira da APA Tapajós, que, segundo ele, é a maior área de lavra garimpeira da Região do Tapajós.

Entidades participantes. Foto: Weslen Reis/Plantão.

Henderson Pinto destaca que o Governador Helder Barbalho tem se colocado à disposição para buscar atender os anseios da classe. Segundo ele, técnicos e recursos chegaram ao município para acompanhar a prefeitura e levar orientações no sentido de que se possa melhorar a atividade garimpeira. “… Irão visitar garimpos que estão com novo modelo, como ‘Projeto do 4.0’, assim como aquele que ainda não está adaptado. Nosso objetivo é juntar forças para que a gente possa unir Governo Federal, Governo Estadual e órgãos de fiscalização, prefeitura câmara… O governo vai ajudar aqueles que desejam se regularizar”, disse Henderson Pinto, secretário regional de governo.

Conforme Bruno Rolim, o que se pretende não é somente documentar, mas também elencar um modelo de trabalho que faça com que o garimpeiro trabalhe de forma adequada em relação ao meio ambiente.  “A gente vai visitar toda a região garimpeira. O prefeito, junto com Governo do Estado, já ordenou a compra de mais de caminhonetes para secretaria de meio ambiente e mineração, para que a gente possa estar entrando nessa região garimpeira, e não só documentando, mas também orientando o garimpeiro sobre a forma adequada de trabalhar e extrair o ouro”.

Antônio Araújo, presidente da COOPOURO, destaca que, através das propostas de projeto, espera-se que o garimpeiro possa trabalhar de maneira correta. “Nós estamos reunidos com a confederação dos garimpeiros, que é uma entidade que nos representa em Brasília e também a federação que é local junto com as cooperativas junto com a associação do ouro Anouro, que criou esse projeto de garimpo socialmente correto e as cooperativas estão em parceria com esse projeto em fazer a parte educacional ambiental socialmente ambiental correto e levar para o garimpeiro um pouco de conhecimento de como se deve trabalhar a maneira correta de trabalhar”.

Já o Coronel Homero Cerqueira, da Confederação Nacional de Mineração, ao fazer o uso da fala, destacou a importância de seguir uma linha correta, o valor da preservação e a importância de trabalhar a conscientização nas escolas.

“É fundamental quando você ensina a forma correta de trabalhar. Aqui, a cidade vive em torno do garimpo. Então, você coloca uma semente na criança, e ela vai desenvolver. A gente tem condições de levar isso para as escolas. Eu acredito que a gente tem de ensinar a criança o adolescente a preservar, porque a sustentabilidade tem três pesos: ambiente, econômico e ambiental. É importante o social também. Tem também que orientar o garimpeiro também…”.

Com a soma de força entre confederação, cooperativas, governos e demais atividades, Bruno Rolim acredita que haverá resultado positivo.  “Acredito que aqui somando as forças confederação, federação de cooperativa, várias cooperativas, a gente vá está entrando no entendimento. A gente quer buscar um aliado também, que é o Ministério Público Federal […]”.

Fonte: Plantão 24horas News.

Plantão24horas

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Ação Cidadania emitirá identidades no distrito Palmares

O distrito de Palmares, cerca de 60 km de Tailândia, nordeste paraense, irá receber os…

3 minutos ago

Show de Madonna tem homenagem ao trapalhão Zacarias e Cazuza

Fotos de artistas brasileiros já falecidos serão exibidas durante show de Madonna no Rio de…

5 horas ago

Família de “Seu Chiquinho” não tem esperança no hospital e pede ajuda a “Macarrão”

Francisco de Sousa, de 69 anos, mais conhecido como “Seu Chiquinho” é morador de Tailândia…

5 horas ago

Homem sofre tentativa de homicídio em Itaituba

Na madrugada deste sábado (4), a guarnição da policia militar foi acionada para verificar uma…

7 horas ago

91 equipes participam do Torneio do Trabalhador em Tailândia

Além do feriado nacional, o Dia do Trabalhador em Tailândia, nordeste paraense, é marcado pela…

10 horas ago

Mais de 20,3 milhões de contribuintes já enviaram declaração do IR

Mais de 20,3 milhões de declarações do Imposto de Renda 2024 já foram entregues online…

10 horas ago

This website uses cookies.