500 famílias de agricultores da Urucuré devem receber títulos de terra

Após uma disputa judicial de cerca de 17 anos, os agricultores da região denominada Urucuré, no município de Acará, nordeste do Pará, devem receber os títulos os definitivos dos lotes de terras.

Nesta quinta-feira (24), o Governo do Estado deve conceder 500 títulos definitivos de terras a agricultores da comunidade Urucuré, localizada na zona rural de Acará, divisa entre Tailândia e Tomé-Açu. A informação foi confirmada por fontes ouvidas pelo Portal Tailândia e está prevista para acontecer as 11h30.

Entenda a história

A ocupação ou invasão, começou ainda em 2005, após um grupo de agricultores formados principalmente por moradores de Tailândia, ocuparem parte de uma área que, segundo eles, era pública e estaria ilegalmente sob a posse de uma fazenda denominada Ipitinga.

De acordo com os primeiros invasores, a área pertenceria ao INCRA ou ao Estado e, os alegados donos não teriam os documentos de posse. Veja fotos da ocupação:

De lá para cá, diversos movimentos jurídicos foram realizados, mas o impasse parecia não ter fim.

Em 2019 a tensão aumentou e os moradores quase foram obrigados a deixar as terras após a Vara Agrária de Castanhal expedir um mandado de reintegração de posse. Na mesma ocasião, uma comitiva representando os moradores da Urucuré se reuniram com o prefeito de Tailândia, Paulo Jasper (Macarrão), pedindo apoio para a causa.

Após uma forte mobilização no dia 13 de setembro de 2019, na Câmara Municipal de Acará, onde ocorreu uma audiência, os agricultores respiraram aliviados. O juiz que conduziu a reunião, reconheceu falhas processuais e manteve os moradores na área.

Entrega de títulos

O evento desta quinta-feira, com a entrega de títulos definitivos, deve marcar mais um importante capítulo na história da comunidade.

Naquela região, de 2005 para cá, formaram-se famílias, a agricultura familiar ganhou força e a produção local tem impacto direto na vida de milhares de pessoas.


Portal Tailândia

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Após denunciar violência doméstica, mulher consegue medida contra ex-companheiro em Rurópolis

Cansada de sofrer humilhações e ameaças, uma mulher que trabalha com fabricação de bolos no…

2 horas ago

Economia: agronegócio aumenta exportação do Estado

No decorrer de 2023, o desempenho das exportações de produtos do agronegócio no Pará demonstrou…

3 horas ago

Agropalma investe em educação básica para comunidade de Tailândia

Com o propósito de contribuir para a formação escolar e o desenvolvimento socioeconômico do Pará,…

4 horas ago

Menor de 16 anos morre em acidente na zona rural de Uruará, no PA

Na noite desta segunda-feira (29), a guarnição da policia militar mais forte foi acionada para…

7 horas ago

Prévia da inflação oficial recua para 0,21% em abril

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que mede a prévia da…

7 horas ago

Uso de defensivos: especialista responde mitos e verdades

Anualmente, dezenas de estudos, pesquisas e relatórios são divulgados sobre a utilização de defensivos agrícolas…

9 horas ago

This website uses cookies.