A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (08) a operação "Conatibus", que investiga crimes de falsidade ideológica eleitoral — popularmente conhecido como caixa dois — e lavagem de dinheiro. Três mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos nas cidades de Parauapebas e Marabá, no sudeste do Pará, e em Palhoça, interior de Santa Catarina.
A investigação teve início a partir de indícios de falsas doações para a campanha eleitoral de 2020 no município de Parauapebas, sendo que os valores utilizados para a doação não eram proveniente das origens declaradas. Segundo a PF, foram realizadas diversas doações e, duas delas, no valor de R$ 500 mil e outra de R$ 300, despertaram suspeitas.
Um dos autores confessou a prática delituosa e disse que foi cooptado para realizar a doação para a campanha eleitoral do candidato, e que entroca receberia certa quantia. Com a confirmação da hipótese criminal, os envolvidos podem responder pelo crime de falsidade ideológica eleitoral, com pena de até cinco anos de prisão, e lavagem de dinheiro, com pena de até 10 anos.
Ainda de acordo com a PF, foi adotada uma logística especial de preservação de todos os envolvidos na missão, a fim de preservar a saúde dos investigados, testemunhas e policiais com a finalidade de evitar o contágio da covid-19.