Em 11 de junho de 1987, o advogado e ex-deputado estadual Paulo Fonteles sofreu uma emboscada e foi morto durante o dia, em área movimentada, com três tiros na cabeça num posto de combustíveis na rodovia BR-316, no município de Ananindeua, Região Metropolitana de Belém.
O crime gerou comoção e cobrança por investigações, tanto dos executores como dos mandantes do crime. Até hoje, porém, familiares, amigos e advogados que atuaram no caso afirmam que o caso não foi completamente elucidado.
O tema é o foco do terceiro episódio da série original LibPlay “Somente a Verdade – Histórias de Polícia”, que estreia em OLiberal.com nesta quinta-feira (27). O conteúdo tem tido repercussão e comentários positivos nas redes sociais, no meio jurídico, agentes de segurança e população em geral.
Com depoimentos inéditos, imagens de arquivo da época e pesquisa sobre a vida e o trabalho de Paulo Fonteles, o episódio tem cerca de 30 minutos e várias entrevistas com personagens que atuaram diretamente no caso.
A escolha do nome do episódio “O Advogado do Mato – O Assassinato de Paulo Fonteles” foi inclusive sugerido após o início da produção, por ser o nome como Paulo era conhecido pelos trabalhadores rurais que defendia.
SOMENTE A VERDADE, EPISÓDIO 1: SÃO JOSÉ E OS LIBERTOS – A HISTÓRIA DE NINJA
_dAeAW9uFUIApós tentar se eleger deputado federal e não conseguir, Fonteles retomou o trabalho de defender lavradores que ocupavam terras no sul do Pará. O que, segundo apontavam as investigações, teria sido a motivação do crime. Paulo Fonteles tinha 38 anos e era filiado ao Partido Comunista do Brasil (PC do B). Chegou a concorrer, mas não foi eleito, como deputado constituinte para a Assembléia Nacional Constituinte em 1986. No ano seguinte, em 1987, foi assassinado.
O documentário traz, entre outros depoimentos, a jornalista Lúcia Leão, ex-repórter da TV Liberal e editora-executiva da Rede Globo e o ex-procurador do Estado, Clodomir Araújo, além de familiares de Paulo Fonteles. “O que mais me chamou atenção à época foi o fato de matarem uma pessoa, a sangue frio, em plena luz do dia, num local de grande movimentação e as pessoas falarem que não viram nada”, diz Lúcia Leão no episódio.
SOMENTE A VERDADE, EPISÓDIO 2: CRIMES NA MATA – A HISTÓRIA DO MONSTRO DA CEASA
sKT67jNLg9oO terceiro episódio tem produção e direção executiva do jornalista Pascoal Gemaque, em parceria com a Amazon Filmes e arquivo da TV Liberal. O acesso à plataforma é gratuito.
Num dia marcado por tensões internas, a bolsa sofreu forte queda e reverteu o desempenho…
Criminosos têm utilizado nome, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e até endereços verdadeiros de contribuintes…
Um projeto do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (INPO) prevê a criação do Centro Temático…
This website uses cookies.