Em 11 de junho de 1987, o advogado e ex-deputado estadual Paulo Fonteles sofreu uma emboscada e foi morto durante o dia, em área movimentada, com três tiros na cabeça num posto de combustíveis na rodovia BR-316, no município de Ananindeua, Região Metropolitana de Belém.
O crime gerou comoção e cobrança por investigações, tanto dos executores como dos mandantes do crime. Até hoje, porém, familiares, amigos e advogados que atuaram no caso afirmam que o caso não foi completamente elucidado.
O tema é o foco do terceiro episódio da série original LibPlay “Somente a Verdade – Histórias de Polícia”, que estreia em OLiberal.com nesta quinta-feira (27). O conteúdo tem tido repercussão e comentários positivos nas redes sociais, no meio jurídico, agentes de segurança e população em geral.
Com depoimentos inéditos, imagens de arquivo da época e pesquisa sobre a vida e o trabalho de Paulo Fonteles, o episódio tem cerca de 30 minutos e várias entrevistas com personagens que atuaram diretamente no caso.
A escolha do nome do episódio “O Advogado do Mato – O Assassinato de Paulo Fonteles” foi inclusive sugerido após o início da produção, por ser o nome como Paulo era conhecido pelos trabalhadores rurais que defendia.
SOMENTE A VERDADE, EPISÓDIO 1: SÃO JOSÉ E OS LIBERTOS – A HISTÓRIA DE NINJA
_dAeAW9uFUIApós tentar se eleger deputado federal e não conseguir, Fonteles retomou o trabalho de defender lavradores que ocupavam terras no sul do Pará. O que, segundo apontavam as investigações, teria sido a motivação do crime. Paulo Fonteles tinha 38 anos e era filiado ao Partido Comunista do Brasil (PC do B). Chegou a concorrer, mas não foi eleito, como deputado constituinte para a Assembléia Nacional Constituinte em 1986. No ano seguinte, em 1987, foi assassinado.
O documentário traz, entre outros depoimentos, a jornalista Lúcia Leão, ex-repórter da TV Liberal e editora-executiva da Rede Globo e o ex-procurador do Estado, Clodomir Araújo, além de familiares de Paulo Fonteles. “O que mais me chamou atenção à época foi o fato de matarem uma pessoa, a sangue frio, em plena luz do dia, num local de grande movimentação e as pessoas falarem que não viram nada”, diz Lúcia Leão no episódio.
SOMENTE A VERDADE, EPISÓDIO 2: CRIMES NA MATA – A HISTÓRIA DO MONSTRO DA CEASA
sKT67jNLg9oO terceiro episódio tem produção e direção executiva do jornalista Pascoal Gemaque, em parceria com a Amazon Filmes e arquivo da TV Liberal. O acesso à plataforma é gratuito.
Treinador Pedro Chaves terá a primeira experiência na elite do Parazão | Jorge Luís Totti/PaysanduO…
Agência Brasil
No último dia 19 de dezembro de 2024, por volta das 18h50, na zona rural…
Um homem identificado com José Orlando, de 31 anos, foi morto com um golpe de…
Será lançado neste domingo (15), o documentário "Dançando Além das Fronteiras", o primeiro documentário de…
Na madrugada deste domingo, 22 de dezembro de 2024, ocorreu um acidente envolvendo um animal…
This website uses cookies.