Categories: Economia

Sancionada lei que altera o Plano de Auxílio e RRF de estados e DF

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei Complementar 123/2021 que traz mudanças no Plano de Auxílio aos Estados e ao Distrito Federal e no Regime de Recuperação Fiscal (RRF) desses entes federativos, que permitiu o parcelamento de dívidas dos entes com a União.

A legislação, publicada hoje (5) no Diário Oficial da União (DOU), retira do teto de gastos dos entes que aderiram ao RRF despesas com emendas parlamentares de bancada e individuais.

“A proposição legislativa objetiva ampliar o rol das despesas não consideradas na limitação dos gastos dos entes subnacionais, cujas dívidas voltaram a ser refinanciadas pelo Governo Federal. Com isso, passam a não ser consideradas as transferências de recursos federais com aplicações vinculadas, assim como as emendas de bancada e individuais, inclusive as transferências especiais”, informou a Secretária-Geral da Presidência.

A legislação anterior, de 2016, permitia, aos estados que refinanciaram suas dívidas, retirar do teto de despesas gastos mínimos com saúde e educação que aumentarem mais que a inflação medida pelo Índice de Preços Amplo ao Consumidor (IPCA) e também as despesas pagas com as doações e transferências voluntárias da União.

A lei sancionada aumenta a dedução do teto de gastos. Agora podem ser excluídas as despesas pagas com transferências federais designadas a despesas específicas e todas as transferências previstas nos créditos suplementares e nas leis orçamentárias.

Entre elas estão as transferências fundo a fundo, Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), salário-educação e Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Agência Brasil

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Foragido da justiça é recapturado pela PM em Castelo de Sonhos, no PA

Por volta das 18h:00 uma guarnição da polícia militar recebeu informações que, no Bar do…

2 horas ago

Dólar cai para R$ 5,11 com dados de inflação no Brasil e nos EUA

Num dia de alívio no mercado financeiro, o dólar aproximou-se de R$ 5,10 e caiu…

2 horas ago

Ao lado de Macarrão, Helder anuncia 7 km de asfalto para Tailândia

Enquanto máquinas trabalham na manutenção das vias públicas em Tailândia, como a avenida Florianópolis, a…

4 horas ago

Formosa Cremação: saiba onde será nova loja do grupo

Celebrate na WandenkolkA sofisticada casa de eventos com a grife do Sushi Ruy Barbosa, leia-se…

6 horas ago

Suspeito de violência doméstica é morto a facadas por companheira em Novo Progresso

Na noite deste domingo (28), a policia militar foi acionada para verificar uma situação de…

6 horas ago

Inscrições para o Encceja começam nesta segunda-feira e terminam no dia 10 de maio

Interessados em participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja)…

8 horas ago

This website uses cookies.