Polícia Civil e Banpará alertam para aumento de golpes virtuais

Com o aumento da criminalidade, especialmente no meio virtual, é preciso ficar cada vez mais alerta para não cair em golpes nas contas bancárias. De acordo com a Polícia Civil do Pará, o "golpe do consórcio" tem sido o mais recorrente nas denúncias feitas pelas vítimas. No Banco do Estado do Pará (Banpará), os golpes mais comuns são os de "phishing" — técnica usada para enganar usuários e obter informações confidenciais —, golpes voltados ao Whatsapp e por falsa central telefônica.

O delegado Neyvaldo Silva, diretor da Divisão de Investigações e Operações Especiais (Dioe), afirma que houve um aumento no número de ocorrências, o que preocupa o sistema de segurança pública. "Esse aumento se relaciona com a pandemia, se a gente levar em consideração que as pessoas passaram a ficar muito mais tempo na internet, e há criminosos que veem nisso uma oportunidade, em especial as quadrilhas de estelionatários", explica.

Abel Freitas Rodrigues, superintendente de Gestão de Risco do Banpará, ressalta que é válido manter alguns cuidados básicos para não cair em golpes, como manter o sistema operacional do celular atualizado, trocar periodicamente a senha de acesso, ter um antivírus confiável atualizado, acompanhar periodicamente o extrato e lançamentos e ativar o serviço do envio do SMS com registro das transações realizadas.

Também é importante guardar de forma segura as senhas e não anotá-las em local de fácil acesso de terceiros, além de nunca compartilhar suas credenciais de acesso, códigos de segurança e senhas de cartões com terceiros, não utilizar computadores de lan house para acessar a conta bancária, não habilitar celulares desconhecidos e jamais clicar em links recebidos por SMS, e-mail ou redes sociais, nem fornecer senhas ou credenciais a terceiros por contato telefônico.

"Uma das opções para proteger-se é utilizar os APPs de banco somente em casa, mesmo tendo que abrir mão da facilidade de ‘levar’ seu banco para onde estiver. Diminuir o limite financeiro de transferência via PIX também é uma estratégia. Essa função já está disponível nos aplicativos de bancos. Outra dica é utilizar no dia a dia um APP de banco secundário, com um menor valor em sua conta corrente e um crédito baixo", orienta Abel Rodrigues.

Recomendações

Aos clientes do banco, ele recomenda baixar e utilizar apenas os aplicativos do Banpará disponíveis nas lojas oficiais da Apple Store e Google Play, e habilitar sempre um dispositivo confiável, que será responsável por gerar a chave eletrônica (bptoken). As senhas são uma identificação e assinatura digital, portanto, nunca devem ser compartilhadas com ninguém, mesmo com pessoas que se dizem de empresas confiáveis.

Vale a pena utilizar sempre senhas complexas, com letras, números, maiúsculas e minúsculas e caractere especial (@, #, $ e %). Dados pessoais, como nomes e sobrenomes de familiares e amigos, contas de usuário, datas, números de documentos, placas de carros e números de telefones devem ser evitados. É importante atualizar as senhas periodicamente.

O Liberal

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Em 10 anos, 60,7% dos beneficiários conseguiram deixar o Bolsa Família

De cada dez pessoas que recebiam o Bolsa Família em 2014, seis conseguiram deixar o…

9 horas ago

Bolsa cai 4,31% em dia tenso e reverte início positivo de mês

Num dia marcado por tensões internas, a bolsa sofreu forte queda e reverteu o desempenho…

2 dias ago

Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte

Criminosos têm utilizado nome, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e até endereços verdadeiros de contribuintes…

3 dias ago

This website uses cookies.