Pará reduz a criminalidade em 43% no comparativo entre 2021 e 2018

Por três anos consecutivos, o Governo do Pará vem alcançando reduções na criminalidade em todo o Estado e, em 2021, registrou 43% de redução na criminalidade. Os dados compreendem o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro e são comparados com o mesmo período de 2018. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), por meio da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac). A atual gestão conseguiu tirar o Pará do ranking dos estados mais violentos do país colocar no ranking dos estados que mais reduziram a criminalidade.

No mês de dezembro de 2021, o Estado alcançou a redução de 37% nos crimes violentos letais intencionais (CVLI), aqueles que englobam homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. O número é referente ao período de 1º a 31 de dezembro, quando comparado com o mesmo período do ano de 2018, representando assim o melhor mês de dezembro, na linha histórica, dos últimos três anos.
“Finalizamos mais um ano com redução na segurança pública. Entramos na nossa gestão com o terceiro ano consecutivo de redução na criminalidade. Algo muito difícil de acontecer. Ressaltando que, neste último mês de dezembro, especialmente, foi o melhor índice alcançado em toda a linha histórica, com o menor número nos crimes violentos letais e intencionais. Isso fez com que fechássemos o ano com uma redução, garantindo o terceiro ano consecutivo, com resultados positivos na segurança pública do Pará”, pontuou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.

“Esses resultados são frutos de investimento em tecnologia, aliada ao trabalho da inteligência, e o fundamental, a integração entre as forças do Sistema de Segurança Pública do Estado que vem atuando fortemente no combate à criminalidade no território paraense, avaliou Ualame Machado.

Segup calcula índice de vidas preservadas

Cada CVLI evitado é uma vida que, estatisticamente, não foi perdida para a violência. Esses índices refletem no número de vidas preservadas em todo o Estado. Nos últimos três anos, comparando com o ano de 2018 – 1º de janeiro a 31 de dezembro – em 2019, foi possível registar a preservação de 1.117 vidas. Já em 2020 esse número de vidas aumentou para 1.702. Por fim, em 2021, os números totalizaram 1.728, alcançando-se, assim, 4.547 vidas preservadas em todo Estado.

“Se pudéssemos revelar isso em fatos seria o caso de destacarmos que nesses três anos o esforço empregado para combater a criminalidade preservou 4,5 mil vidas nesses períodos. Isso quer dizer que, a cada ano, de 2019, 2020 e 2021 nós preservamos 1.500 vidas em média, se relacionado com os mesmos números do ano de 2018, o ano anterior a nossa gestão. O nosso maior legado e conquista desse período são essas 4.500 vidas preservadas. Um número que equivale ao quantitativo de população de vários municípios do nosso Estado. Garantir o direito à vida da nossa população, nesses últimos três anos, sem dúvida, é o maior legado dessa gestão”, concluiu o titular da Segup.

O Liberal

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Taxa de Desemprego Cai em Sete Estados no Terceiro Trimestre de 2024

A taxa de desocupação, também chamada de taxa de desemprego, caiu em sete unidades da…

4 horas ago

Mulher pede medida protetiva após perseguição do ex-companheiro em Tailândia

Uma mulher procurou a delegacia de Polícia Civil de Tailândia, nordeste paraense, na terça-feira (19),…

4 horas ago

Preparem-se! Quatro signos que terão sorte nos próximos dias

ReproduçãoUm pouco de sorte não faz mal a ninguém e quando o assunto é ter…

6 horas ago

Taxação dos super-ricos é aprovada em declaração de líderes do G20

Reunidos no Rio de Janeiro, os chefes de Estado e de governo do G20, principal…

7 horas ago

Operações miram suspeitos de fraudes que possibilitaram venda de 7,4 mil bois criados ilegalmente no Pará

O Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal (PF) estão realizando, nesta terça-feira (19),…

9 horas ago

Família de Tailândia procura jovem desaparecido em Goiás

A família de Darlon Martins do Nascimento, ex-morador de Tailândia, nordeste do Pará, está em…

9 horas ago

This website uses cookies.