Categories: Economia

Cidadão pode verificar valores a receber de bancos no Registrato

A partir de hoje (24), qualquer cidadão pode consultar se tem valores a receber de instituições financeiras. O Registrato, sistema do Banco Central (BC) que fornece um extrato das informações de uma pessoa com instituições financeiras, abriu uma funcionalidade para que o usuário verifique se tem direito a recursos.

Até agora, o Registrato fornecia consultas apenas a dívidas (abertas ou liquidadas), abertura de contas bancárias (ativas ou inativas) e remessas de dinheiro ao exterior. De acordo com o BC, existem cerca de R$ 8 bilhões parados em bancos e demais instituições financeiras, esperando serem sacados.

Para reaver os recursos, o cidadão poderá pedir o resgate de duas formas. A primeira será diretamente via Pix na conta indicada no Registrato, caso a instituição tenha aderido a um termo específico com o BC. Nos demais casos, o beneficiário informará os dados de contato no sistema, e a instituição o meio de pagamento ou de transferência.

Aprimoramento

Na primeira fase do serviço, o Registrato divulgará R$ 3,9 bilhões que podem ser devolvidos decorrentes de contas correntes ou poupanças encerradas e não sacadas, cobranças indevidas de tarifas ou de obrigações de crédito com Termo de Compromisso assinado com o BC, cotas de capital e rateio de sobras líquidas de associados de cooperativas de crédito e grupos de consórcio extintos.

Ao longo do ano, o BC pretende ampliar a consulta para a devolução de valores decorrentes de tarifas ou obrigações de crédito cobradas indevidamente não previstas em Termo de Compromisso, contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas e com saldo disponível, contas encerradas em corretoras e distribuidoras de títulos e de valores mobiliários e demais situações que resultem em valores a serem devolvidos reconhecidas pelas instituições financeiras.

Segundo o BC, os dados e os valores fornecidos no Registrato são de responsabilidade das próprias instituições financeiras. Em alguns casos, os saldos a receber podem ser de pequeno valor, mas o órgão orienta o cidadão a sacar o dinheiro que lhe pertence de forma simples e ágil, por meio do novo serviço.

Agência Brasil

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Concursos da PF e PRF estão em análise pelo MPO

O pedido para a realização dos certames foi encaminhado ao Ministério do Planejamento e Orçamento…

2 horas ago

Contabilidade contrata recepcionista, estagiário e assistente em Tailândia

Uma contabilidade localizada em Tailândia, nordeste do Pará, está contratando para os cargos de recepcionista,…

2 horas ago

Violência em Jacareacanga: Uma Mulher e Uma Adolescente São Encontradas Mortas em Menos de 24 Horas

A guarnição da polícia militar foi acionada por volta das 00h deste domingo, 12 de…

3 horas ago

Mais de 160 escapamentos irregulares são destruídos em Moju

Na manhã desta terça-feira, 14 de janeiro de 2024, a cidade de Moju, no Pará,…

6 horas ago

Prefeitura de Santarém e Unama divulgam edital de bolsas

Inscrições até 10 de janeiro de 2025. | Foto: ReproduçãoA Prefeitura de Santarém, em parceria…

7 horas ago

Vídeo: Incêndio em Itaituba: Chamas Consomem  Parte de Residência no Bairro Bela Vista

Um incêndio foi registrado neste domingo, 12 de janeiro de 2025, na 13ª rua, entre…

7 horas ago

This website uses cookies.