Campanha previne a automutilação entre crianças e adolescentes da rede estadual de ensino

​A Companhia Independente de Polícia Escolar (Cipoe) lançou, na manhã desta terça-feira (4), a "Campanha de Prevenção à Automutilação", desenvolvida em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A iniciativa foi lançada na Escola Estadual Brigadeiro Fontenelle, no bairro da Terra Firme, em Belém, e vai se estender a todas as escolas estaduais da região metropolitana, com o objetivo de levar a professores, pais, responsáveis e alunos da rede estadual de ensino palestras sobre como prevenir ou buscar ajuda em casos de automutilação praticada por crianças e adolescentes. Com informações da Polícia Militar.

A campanha será realizada em quatro etapas. A primeira ​ocorreu ​com instruções aos professores de dez escolas do bairro da Terra Firme e demais profissionais da educação sobre como lidar com casos de automutilação entre os alunos. As demais etapas serão de palestras dirigidas aos pais, adolescentes e crianças. A temática discutida na campanha ganhou maior destaque com o aumento do número de casos no Estado.

“A Seduc realizou uma pesquisa na região metropolitana de Belém em fevereiro de 2020 querendo saber se a escola tinha conhecimento de algum estudante praticando a automutilação. Para a nossa surpresa, recebemos um banco de dados com um total de 337 estudantes que cometeram a automutilação em 2019, na faixa etária de 10 a 50 anos. Isso é preocupante. A escola tem papel fundamental na formação deles e um aluno que não está bem não tem como apresentar um alto índice de aprendizagem”, destacou a coordenadora das ações educacionais complementares da Seduc, Giovana Costa.

A cerimônia de lançamento da campanha foi presidida pelo comandante de policiamento especializado, coronel Carlos Dória, que ressaltou a ​importância do projeto​. “Em conversa com o comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior, e com o chefe do Departamento-Geral de Operações (DGO), coronel Pedro Celso, decidimos montar essa campanha preventiva. Junto aos educadores, vamos discutir estratégias em comum para abordarmos esse tipo de problema. A preocupação com os jovens é muito importante e devemos dar atenção a esse fênomeno”, destacou o coronel.

Também participaram da cerimônia o Secretário de Estado de Articulação e Cidadania (Seac), Julio Quezada; o comandante do 20º Batalhão, tenente-coronel Anselmo Ed-Lin e o gestor da Unidade Seduc na Escola 5 (USE 5), Jones Nogueira Barros.

O Liberal

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Pai e Filho Morrem em Acidente na BR-163 entre Novo Progresso e Moraes Almeida

Era exatamente por volta das 15h30 desta segunda-feira, 25 de novembro de 2024, quando uma…

2 horas ago

Marido de prefeita é preso após assassinato de idoso em disputa por terra

Antônio Candeia Oliveira, de 72 anos, conhecido como ‘Maranhão’, foi morto a tiros após uma…

3 horas ago

Piloto morre após queda de avião em Goiás

A bordo da aeronave estava apenas o piloto que morreu no acidente. | Foto: Corpo…

4 horas ago

Pesquisa mostra que brasileiros vinculam biocombustíveis a crescimento

Pesquisa mostra que os brasileiros vinculam a produção de biocombustíveis ao crescimento econômico do país.…

5 horas ago

Polícia Civil Prende Suspeito de Matar Enteado em Novo Progresso

O preso Antônio Marcos Viana, em 2021, ceifou a vida do filho de sua companheira…

6 horas ago

13º salário: quanto e quando cai na conta? Saiba tudo!

Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…

7 horas ago

This website uses cookies.