Disque Denúncia registra aumento de 3%, de janeiro a dezembro, com 190 mil denúncias

nstituído para ser um canal de denúncia anônima da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), o Disque-Denúncia tem sido uma importante ferramenta do sistema para investigação e elucidação de diversos crimes, sendo fundamental para o trabalho integrado dos órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública do Estado (Sieds).

Em 2021, foram recebidas 190.211 denúncias, de janeiro a dezembro no Pará, segundo o último balanço do Disque Denúncia. A marca representa um aumento de 3,2% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 184.161 denúncias. Com várias formas de acionamento por parte da sociedade, a principal delas ainda é pelo telefone 181 com 157.124 ligações, o que representa 82,6% das denúncias realizadas.

O Disque Denúncia é um canal disponível à população que pode e deve fornecer informações sobre crimes iminentes e sobre ocorrências ilegais já consumadas. Para o secretário da Segup em exercício, coronel Alexandre Mascarenhas, o órgão representa um elo entre a sociedade e o sistema público de segurança.

“O Disque Denúncia é um dos canais oficiais de denúncia e como tal tem sido uma ferramenta primordial para a elucidação de alguns crimes e no combate à criminalidade e o cometimento de infrações em geral”, avalia o secretário. Qualquer cidadão com informação que possa contribuir para esclarecer crimes deve colaborar com a polícia.

Canais – O Pará é um dos poucos estados do Brasil a ter 4 sistemas integrados para o cidadão se comunicar diretamente com a segurança pública. Além do número 181, existe também o WhatsApp, atendido pela atendente virtual, Iara (Inteligência Artificial Rápido e Anônimo), que é a versão on-line do serviço eletrônico, além do ChatBot e o Formulário Web.

Apesar de o WhatsApp ser a segunda via de acionamento mais utilizada para realizar denúncias, é também o que vem apresentando uma ascensão em relação aos demais. Em 2021, de janeiro a dezembro, foram 30.952 chamadas, um aumento de 65,1% em relação ao ano passado. Na avaliação do secretário da Segup, a maior utilização por parte da população deve-se à confiança que as pessoas possuem no sistema.

“Nesses últimos anos temos aumentado a participação da sociedade, inclusive com a integração na ferramenta digital do Whatsapp para fazer as denúncias porque esta ferramenta permite que sejam colocadas fotos georreferenciadas com o local da infração. Isso dá mais segurança e confiabilidade para o denunciante e também propicia dados mais apurados para o sistema investigar e debelar o crime que está sendo cometido”, pontua Mascarenhas.

Além do 181 e do Whatsapp, a Segup disponibiliza ainda o campo do chatbot (bate-papo), na parte inferior de todos os sites dos órgãos da área de segurança pública do Pará, como o da própria Segup, polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros. Há também a oferta de formulário on-line para o recebimento de denúncias no site segup.pa.gov.br. Após o recebimento das informações e o preenchimento de protocolo, as denúncias são destinadas aos órgãos competentes. Em todos os casos, é garantido o sigilo e o anonimato do cidadão.

Maiores ocorrências

De acordo com o último levantamento do disque denúncia, as três maiores ocorrências feitas em 2021 são: tráfico de entorpecentes (7.516), poluição sonora (4.284) e desobediência ao decreto Covid-19 (3.397).

Através das denúncias realizadas pela sociedade é possível identificar os crimes e sua procedência, o que permite o levantamento e medidas de prevenção. “O sistema agradece a participação da população que contribui para a investigação da Polícia Civil e para o policiamento ostensivo da Polícia Militar, distribuído nos bairros, de acordo com denúncias da sociedade”, finaliza o secretário Mascarenhas.

*Texto de André Macedo

Por Walena Lopes (SEGUP)Fonte

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Psica 2024 tem datas anunciadas e pré-venda liberada

Festival será no Mangueirão e ingressos estão a venda a partir de R$100 | Divulgação…

2 horas ago

Confira se seu medicamento terá isenção ou redução de imposto

A regulamentação da reforma tributária sobre o consumo trará medidas para evitar a alta no…

2 horas ago

Matheus Nogueira desabafa após novo tropeço do Paysandu

Goleiro cobrou maior efetividade da equipe e deu razão às cobranças do torcedor. | Matheus…

7 horas ago

Operação da PF combate fraudes ao Auxílio Brasil no Pará

Redenção/PA. A Polícia Federal cumpriu dois mandados de busca e apreensão, nesta sexta-feira (3/5), em…

9 horas ago

COP-30: secretário do Pará e Anitta participam de evento

Nesta quinta-feira (2), o Secretário de Meio Ambiente do estado do Pará, Mauro O’de Almeida,…

13 horas ago

Petrobras aumenta em 2,8% preço de querosene de aviação

A Petrobras aumentou em 2,8%, nesta quarta-feira (1º), o preço do querosene de aviação (QAV) vendido para…

13 horas ago

This website uses cookies.