O ano letivo no ensino municipal segue até o dia 3 de dezembro para os alunos que passarem sem recuperação. A recuperação ocorrerá até o dia 22 de dezembro.
Desde segunda-feira (8), as cerca de 200 escolas municipais de Marabá voltaram a receber 100% dos alunos para as aulas presenciais. A medida foi adotada após o período de teste de ensino intercalado, que começou em 13 de setembro, e segue o cronograma previsto na resolução 0021 de 1º de setembro.
“É importante destacar que essa decisão foi tomada lá atrás, com o cronograma elaborado ainda em agosto. Iniciamos com o ensino escalonado. Monitoramos a situação nas escolas, tivemos pouquíssimos casos de Covid. Sentimos que estava seguro e mantivemos a programação. Estamos felizes com esse retorno de 100%. Animados e confiantes que dará tudo certo”, comenta Fábio Rogério Gomes, diretor de ensino urbano da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
A Secretaria montou um esquema de monitoramento, no qual as escolas passam diariamente os dados de faltas por motivo de gripes ou suspeitas de Covid-19. “Com base nesses dados, vimos que era seguro voltar 100%. A expectativa é positiva e já é uma preparação para o ano que vem. Sentimos também que os alunos descobriram um sentimento que eles nem sabiam que tinham, valorizando mais a sala de aula e o contato com o professor”, garante a Secretária de Educação de Marabá Marilza Leite.
Esse sentimento é corroborado pela opinião de Jhonata Dhyego, 14 anos, que foi um dos alunos que não perdeu tempo para retornar a sala de aula. “O intercalado já nos ajudou, melhorou. Mas realmente o contato diário com os outros alunos e professores, além de muito útil, também é muito agradável. Estou bem feliz com o retorno”, disse.
Na Escola Irmã Theodora, no bairro Liberdade, que atende hoje 625 alunos, a medida foi recebida com festa pelos estudantes. “Muito bom. Estava torcendo para voltar. Estava com saudades dos meus amigos. A gente aprende melhor tendo contato. Gosto de ver a escola assim, com todo mundo animado”, revela Emanuelle Hadassa, 11 anos, aluna do 6º ano.
Entre os alunos felizes está Jhonana Santos Lienns, de 11 anos, que cursa o seu primeiro ano na escola. “É bom demais. Meu primeiro ano aqui. Muito feliz de vir, de ver todo mundo. Me sinto segura e estou aprendendo”, comemora.
O uso de máscara, aferição da temperatura, higienização das mãos, distanciamento no chão e nos assentos, além de banners e avisos alertando sobre os cuidados e medidas preventivas, estão espalhados em pontos estratégicos por todos os cantos da escola.
A diretora da escola, Lígia Amaral, relata que sempre foi feita busca ativa dos alunos durante o período escalonado, o que garantiu uma boa taxa de adesão nesse retorno. “Apenas 3 dos 625 alunos não vieram no primeiro dia. Os pais e os alunos compraram a ideia e, graças a todo esse cuidado, temos as salas cheias. Mantemos todas as medidas de higienização da pandemia, apenas as salas estão mais povoadas”, comentou.
O ano letivo no ensino municipal segue até o dia 3 de dezembro para os alunos que passarem sem recuperação. A recuperação ocorrerá até o dia 22 de dezembro.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio
A taxa de desocupação, também chamada de taxa de desemprego, caiu em sete unidades da…
Uma mulher procurou a delegacia de Polícia Civil de Tailândia, nordeste paraense, na terça-feira (19),…
ReproduçãoUm pouco de sorte não faz mal a ninguém e quando o assunto é ter…
Reunidos no Rio de Janeiro, os chefes de Estado e de governo do G20, principal…
O Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal (PF) estão realizando, nesta terça-feira (19),…
A família de Darlon Martins do Nascimento, ex-morador de Tailândia, nordeste do Pará, está em…
This website uses cookies.