Uma operação do Ministério Público, coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) – Segurança Alimentar, desarticulou um esquema de venda clandestina de carne de cavalo para hamburguerias de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha. Ao todo, foram instaurados seis mandados de prisão e 15 buscas e apreensão em uma operação que durou dois meses. As informações são do GZH.
O esquema clandestino procurava por cavalos pelas ruas. Segundo a investigação, os suspeitos pegavam os animais, muitos já doentes, e levavam para uma chácara para fazer o abate. As carnes dos cavalos eram misturadas com carnes de outros animais, como perus e suínos, e vendidas embaladas para hamburguerias como se fossem de gado. Algumas carnes com mal cheiro eram lavadas para serem vendidas como novas.
As suspeitas foram confirmadas quando equipes que faziam parte da operação compraram lanches em dois estabelecimentos da cidade. Os alimentos foram encaminhados para análise em um laboratório credenciado pelo Ministério da Agricultura, onde o resultado foi positivo para carnes de cavalo. As lancherias que vendiam as carnes impróprias eram Mirus Burguer e Natural Burger, mas há suspeitas de comercialização em pelo menos mais cinco hamburguerias de Caxias do Sul.
Os mandados estão sendo cumpridos na chácara de abatimento dos animais, no local onde eram feito os bifes e outros. As hamburguerias que compravam as carnes ilegais também serão investigadas. De acordo com o Ministério Público, o grupo não possuia nenhuma autorização para o abate e comercialização de nenhum tipo de carne, as atividades vinham acontecendo sem qualquer fiscalização.