Muitas pessoas desconhecem, mas diversos problemas de saúde começam pela boca. Alguns até podem afetar o coração e levar o paciente à morte. Por isso é importante desde a infância cuidar da higiene bucal e consultar o dentista regularmente. E, apesar da Política Nacional de Saúde Bucal ser considerada a maior política pública mundial na área, a maioria dos brasileiros ainda passa longe dos consultórios odontológicos.
Por isso, esta segunda-feira (25) é uma data voltada para a conscientização e a valorização dos cuidados com a boca, é o dia nacional da saúde bucal. “É uma data histórica, celebramos o dia do cirurgião-dentista, foi quando houve o lançamento dos primeiros cursos superiores voltados para o estudo da saúde bucal no Brasil. Não há dúvidas de que estes profissionais não tratam apenas de dentes ou da boca, mas sim do paciente em sua integralidade. E ter a consciência e a percepção diária de que sua missão é capaz de salvar vidas”, destaca Alessandra Amaral, coordenadora de Saúde Bucal da Secretária Estadual de Saúde do Pará (Sespa)
“Será uma agenda linda e inédita, ofertada na região Carajás, pelo Governo do Estado do Pará, através da Sespa, para esses profissionais que atuam com competência, profissionalismo e dedicação todos os dias nos 144 municípios, transformando os sorrisos e a vida dos paraenses”, enfatiza Alessandra.
Programação
Nos dias 26 e 27 de outubro, a Câmara Municipal de Marabá vai sediar o Encontro de Coordenadores de Saúde Bucal na Região dos Carajás, que tem como público-alvo os profissionais das equipes de saúde bucal.
Já as ações para a população de Marabá serão realizadas nos dias 27 e 28 de outubro, das 8h às 13h, na E.E.E.M. Anísio Teixeira. Além de palestras educativas e distribuição de kits de higiene bucal, haverá ações de saúde, como testes rápidos de Sífilis, HIV, Hepatite B e C e Covid-19; vacinação para HPV, H1N1 e Sarampo (Tríplice Viral); e consultas médicas com pediatra e ginecologista.
Balanço
Capacitações, encontros com coordenadores municipais e regionais, bem como a instalação de um consultório odontológico na URE Marcello Candia, em Marituba, são outras realidades implantadas pela Coordenação de Saúde Bucal.
A primeira Usina da Paz, recém entregue pelo Governo do Estado, também ganhou espaço para atendimento odontológico, assim como houve a implantação da odonto bebê clínica na Uremia e o acesso a serviços odontológicos para os indígenas Warao e população quilombola.
A parceria com o TerPaz é um diferencial a ser destacado, pois além de facilitar o acesso ao serviço, trabalha a educação e a prevenção juntamente com ações de cidadania. Somado a todo esses processos, o Estado foi contemplando com o lançamento na nova cartilha de saúde bucal, moderna, atualizada e acessível.
Na manhã deste sábado, 21 de dezembro de 2024, a Polícia Civil cumpriu um mandado…
Treinador Pedro Chaves terá a primeira experiência na elite do Parazão | Jorge Luís Totti/PaysanduO…
No último dia 19 de dezembro de 2024, por volta das 18h50, na zona rural…
Um homem identificado com José Orlando, de 31 anos, foi morto com um golpe de…
Será lançado neste domingo (15), o documentário "Dançando Além das Fronteiras", o primeiro documentário de…
This website uses cookies.