Idosa encontrada em casa repleta de lixo é resgatada em Santarém

Uma idosa, de 74 anos, em condições de extrema vulnerabilidade, foi resgatada da casa onde morava sozinha há pelo menos 30 anos, após determinação do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), na tarde desta terça-feira (5). O imóvel é pouco iluminado, repleto de lixo, não possui móvel ou eletrodoméstico, mas tem energia elétrica. A única água disponível é a da torneira da pia, que se encontra em condições insalubres.

De acordo com o enfermeiro de atendimento do Samu, Joziel Colares, o Ministério Público solicitou o resgate para que a idosa possa receber tratamento. Ela foi encaminhada para o Hospital Municipal, apresentando sinais de surto psiquiátrico.

“Infelizmente, a gente observa a parte desumana que essa idosa estava vivendo. Por várias vezes, os órgãos tentaram tirar ela daqui, mas não conseguiram, mas ela encontrava-se em situação de risco. Hoje, através dessa força-tarefa, nós conseguimos. Ela será encaminhada para o Hospital Municipal de Santarém para receber tratamento’, disse.

Segundo uma pessoa que se identificou como amiga da idosa, um sobrinho dava suporte à vítima, fazendo compras e pagando as contas da casa.  Ainda de acordo com a vizinha, a idosa começou a apresentar problemas psicológicos após a morte de um filho adotivo, ocorrido há alguns anos.

“Quando nós a conhecemos, ela era cozinheira de embarcação, tinha uma vida normal. Depois que o filho adotivo dela morreu, em um acidente, ela ficou assim, gritava, falava sozinha, não deixava ninguém limpar a casa dela e não aceitava sair daqui”, relatou.

O Ministério Público do Pará acompanha o caso desde o fim de agosto, passando a cobrar das autoridades que realizassem o atendimento médico e social da idosa.

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Share
Published by
Zap Marabá
Tags: IdosaMPPA

Recent Posts

1º dia de conclave de escolha do novo papa termina sem consenso

Cardeis não chegam ao consenso na escolha do sucessor de papa Francisco. | Reprodução Vatican…

3 horas ago

Cinco passos simples para limpar o bebedouro corretamente

A limpeza do bebedouro é uma medida essencial para manter a qualidade da água consumida…

9 horas ago

Dia das Mães: gasto médio com presente deve ser de R$ 298, diz Sebrae

O gasto médio com presentes para o Dia das Mães, nos pequenos negócios, deverá ser…

9 horas ago

Sarney pede na Justiça afastamento do presidente da CBF

O vice-presidente da CBF Fernando Sarney fez pedido ao STF (Supremo Tribunal Federal) para afastar…

14 horas ago

Clássico Re x Pa será transmitido ao vivo para todo Brasil

O Brasil irá novamente acompanhar a força do RexPa | Agência ParáRemo e Paysandu decidem…

20 horas ago

MP de desoneração de data centers deve sair nesta semana, diz Haddad

A medida provisória que antecipa os efeitos da reforma tributária e desonera os data centers…

20 horas ago