Estudos sobre eficácia da ivermectina contra covid tem erros ou fraudes, apontam cientistas

BBC mostra resultado das principais investigações sobre efeitos do fármaco no combate ao coronavirus

A ivermectina foi testada em pacientes contaminados com o novo coronavírus em, pelo menos, 26 estudos em várias partes do mundo. Mais de um terço dos trabalhos tem índicios de erro ou fraude. Nenhum trouxe evidências convincentes de que o medicamento tem eficácia no tratamento da covid-19.

O novo dado foi apresentado pela rede britânica BBC. A principal imagem da reportagem é a foto de uma brasileira, que segura uma caixa do medicamento. O levantamento foi feito por um grupo de cientistas independentes, especialistas em investigar estudos suspeitos: Dr. Gideon Meyerowitz-Katz, Dr. James Heathers, Dr. Nick Brown e Dr. Kyle Sheldrick.

À BBC, Sheldrick, doutor e pesquisador da Universidade de Nova Gales do Sul, em Sidney, na Austrália, disse que o grupo não encontrou “um único estudo clínico” que atestasse vantagens do uso da ivermectina no tratamento e na prevenção da covid-19 que não contivesse “sinais óbvios de dados forjados ou erros tão críticos que invalidam o estudo”.

O grupo de cientistas examinou todos os chamados estudos randomizados controlados (RCT, na sigla em inglês) que envolveram o uso da ivermectina no tratamento da covid e, também, os mais citados pelos defensores do medicamento. Estudos randomizados são aqueles em que parte dos pacientes recebe o medicamento enquanto outra parte toma placebo. A comparação final dos resultados, com a adoção de uma série de critérios e variáveis prevista pra esse tipo de procedimento, dá aos cientistas a devida segurança pra afirmar se uma droga funciona ou não em uma determinada situação.

Segundo a reportagem da BBC, pelo menos cinco estudos analisados tinham dados falsos. Outros cinco, percentuais calculados incorretamente ou feitos sem a autorização das agências de saúde. Quatorze autores não enviaram os dados solicitados para revisão, o que, segundo os cientistas, consiste em outro indício de fraude.

A ivermectina é um medicamento indicado geralmente em dose única para combater vermes, parasitas e ácaros. O projeto Comprova, do qual o SBT faz parte, mostrou em várias publicações os problemas trazidos por estudos relacionados ao medicamento.

Em um deles, há um alerta de que “é enganoso o conteúdo de postagens feitas pelos perfis de um médico no Twitter e no Instagram em que ele afirma que a ivermectina é um “remédio enviado por Deus”, barato, seguro em altas doses, pouco metabolizado no fígado e não filtrado nos rins, e que sua ação antiviral já foi comprovada em estudos. O medicamento, de fato, é barato, mas ele não é seguro em altas doses, não tem eficácia antiviral comprovada e deve ser utilizado apenas como antiparasitário, como indica a bula. Doses além do recomendado podem provocar intoxicação e reações que vão desde urticária até convulsão”.

A prescrição da ivermectina contra a covid-19 é proibida pelas autoridades sanitárias dos Estados Unidos, do Reino Unido e da União Européia. Em agosto, a FDA, agência reguladora norte-americana, divulgou uma mensagem pra alertar o público contra o uso do medicamento. “Você não é um cavalo. Você não é uma vaca. Sério, pessoal, parem com isso”. A publicação foi feita depois de uma série de casos de intoxicação no estado do Mississipi, onde, em 70% das ligações, as pessoas tinham tomado a versão do medicamento usada em animais, comprada em lojas de suprimento para gado.

Redação

Share
Published by
Redação

Recent Posts

1º dia de conclave de escolha do novo papa termina sem consenso

Cardeis não chegam ao consenso na escolha do sucessor de papa Francisco. | Reprodução Vatican…

2 horas ago

Cinco passos simples para limpar o bebedouro corretamente

A limpeza do bebedouro é uma medida essencial para manter a qualidade da água consumida…

8 horas ago

Dia das Mães: gasto médio com presente deve ser de R$ 298, diz Sebrae

O gasto médio com presentes para o Dia das Mães, nos pequenos negócios, deverá ser…

8 horas ago

Sarney pede na Justiça afastamento do presidente da CBF

O vice-presidente da CBF Fernando Sarney fez pedido ao STF (Supremo Tribunal Federal) para afastar…

13 horas ago

Clássico Re x Pa será transmitido ao vivo para todo Brasil

O Brasil irá novamente acompanhar a força do RexPa | Agência ParáRemo e Paysandu decidem…

19 horas ago

MP de desoneração de data centers deve sair nesta semana, diz Haddad

A medida provisória que antecipa os efeitos da reforma tributária e desonera os data centers…

19 horas ago