Estudos sobre eficácia da ivermectina contra covid tem erros ou fraudes, apontam cientistas

BBC mostra resultado das principais investigações sobre efeitos do fármaco no combate ao coronavirus

A ivermectina foi testada em pacientes contaminados com o novo coronavírus em, pelo menos, 26 estudos em várias partes do mundo. Mais de um terço dos trabalhos tem índicios de erro ou fraude. Nenhum trouxe evidências convincentes de que o medicamento tem eficácia no tratamento da covid-19.

O novo dado foi apresentado pela rede britânica BBC. A principal imagem da reportagem é a foto de uma brasileira, que segura uma caixa do medicamento. O levantamento foi feito por um grupo de cientistas independentes, especialistas em investigar estudos suspeitos: Dr. Gideon Meyerowitz-Katz, Dr. James Heathers, Dr. Nick Brown e Dr. Kyle Sheldrick.

À BBC, Sheldrick, doutor e pesquisador da Universidade de Nova Gales do Sul, em Sidney, na Austrália, disse que o grupo não encontrou “um único estudo clínico” que atestasse vantagens do uso da ivermectina no tratamento e na prevenção da covid-19 que não contivesse “sinais óbvios de dados forjados ou erros tão críticos que invalidam o estudo”.

O grupo de cientistas examinou todos os chamados estudos randomizados controlados (RCT, na sigla em inglês) que envolveram o uso da ivermectina no tratamento da covid e, também, os mais citados pelos defensores do medicamento. Estudos randomizados são aqueles em que parte dos pacientes recebe o medicamento enquanto outra parte toma placebo. A comparação final dos resultados, com a adoção de uma série de critérios e variáveis prevista pra esse tipo de procedimento, dá aos cientistas a devida segurança pra afirmar se uma droga funciona ou não em uma determinada situação.

Segundo a reportagem da BBC, pelo menos cinco estudos analisados tinham dados falsos. Outros cinco, percentuais calculados incorretamente ou feitos sem a autorização das agências de saúde. Quatorze autores não enviaram os dados solicitados para revisão, o que, segundo os cientistas, consiste em outro indício de fraude.

A ivermectina é um medicamento indicado geralmente em dose única para combater vermes, parasitas e ácaros. O projeto Comprova, do qual o SBT faz parte, mostrou em várias publicações os problemas trazidos por estudos relacionados ao medicamento.

Em um deles, há um alerta de que “é enganoso o conteúdo de postagens feitas pelos perfis de um médico no Twitter e no Instagram em que ele afirma que a ivermectina é um “remédio enviado por Deus”, barato, seguro em altas doses, pouco metabolizado no fígado e não filtrado nos rins, e que sua ação antiviral já foi comprovada em estudos. O medicamento, de fato, é barato, mas ele não é seguro em altas doses, não tem eficácia antiviral comprovada e deve ser utilizado apenas como antiparasitário, como indica a bula. Doses além do recomendado podem provocar intoxicação e reações que vão desde urticária até convulsão”.

A prescrição da ivermectina contra a covid-19 é proibida pelas autoridades sanitárias dos Estados Unidos, do Reino Unido e da União Européia. Em agosto, a FDA, agência reguladora norte-americana, divulgou uma mensagem pra alertar o público contra o uso do medicamento. “Você não é um cavalo. Você não é uma vaca. Sério, pessoal, parem com isso”. A publicação foi feita depois de uma série de casos de intoxicação no estado do Mississipi, onde, em 70% das ligações, as pessoas tinham tomado a versão do medicamento usada em animais, comprada em lojas de suprimento para gado.

Redação

Recent Posts

MPF pede suspensão imediata de permissões para mineração na APA do Tapajós não autorizadas pelo ICMBio

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou, nesta quarta-feira (18), uma ação civil pública com pedido…

1 hora ago

Bombeiros intensificam buscas de idosa com alzheimer desaparecida em Tailândia

A família de Luzanira Conceição Lima da Silva, de 80 anos, passa por momentos de aflição…

1 hora ago

Ventania derruba árvore na Praça da República

O vegetal caiu após a forte ventania na capital paraense. | Foto: Fabrício ColenyA capital…

3 horas ago

Segunda parcela do décimo terceiro deve ser paga até esta sexta-feira

Os trabalhadores com carteira assinada recebem até esta sexta-feira (20.12) a segunda parcela do décimo…

5 horas ago

Cliente é Flagrado Furtando Trena em Estabelecimento Comercial

Na manhã da última terça-feira, 17 de dezembro de 2024, um cliente foi flagrado por…

6 horas ago

Madonna posta fotos sensuais ao lado do Papa

Em uma das imagens, o papa tem uma das mãos na cintura de Madonna e…

9 horas ago

This website uses cookies.