O Programa Regulariza Pará, um dos componentes do Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA), tem entre suas metas garantir a habilitação de, no mínimo, 36 municípios até janeiro de 2023. Os municípios que conseguem se habilitar para análise de CAR fortalecem seus processos de regularização e agilizam os procedimentos de licenciamento. Desta forma, garantem benefícios para o meio ambiente local, produtores rurais e administração municipal.
“A política de municipalização da análise do CAR carrega consigo o protagonismo da gestão local. Com São Geraldo do Araguaia e Palestina do Pará temos municípios habilitados à análise e validação do CAR em todas as regiões do Estado. O Plano Estadual Amazônia Agora, por meio do Programa Regulariza Pará, avança no cumprimento de suas metas e, a cada passo, renova o compromisso de desenvolvimento local com sustentabilidade”, afirmou o secretário adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental da Semas, Rodolpho Zahluth Bastos.
A habilitação dos municípios faz parte da estratégia do governo estadual de descentralizar a gestão ambiental do CAR. Com mais estas habilitações, o Pará já conta com 32 municípios credenciados pela Semas: São Geraldo do Araguaia, Palestina do Pará, Xinguara, Ourilândia do Norte, Santa Maria das Barreiras, Gurupá, Nova Ipixuna, Mojuí dos Campos, Aveiro, Tucuruí, Novo Progresso, Pacajá, Paragominas, Parauapebas, Redenção, Rondon do Pará, Santana do Araguaia, Santarém, São Félix do Xingu, Tailândia, Ulianópolis, Tomé-Açu, Uruará, Canaã dos Carajás, Marabá, Dom Eliseu, Novo Repartimento, Belterra, Brasil Novo, Ipixuna do Pará, Vitória do Xingu e Santa Luzia do Pará.
Treinamento – A Diretoria de Geotecnologias e a Gerência de Gestão de Sistemas de Informações Geográficas e Inovações Geotecnológicas da Semas promovem até esta sexta-feira (1º) o curso de capacitação de técnicos das secretarias de Meio Ambiente dos municípios de Dom Eliseu, Rondon do Pará e Ulianópolis, que já estão habilitados à análise e validação de CAR.
O treinamento visa nivelar conhecimentos entre os técnicos que lidam diretamente com a análise do CAR, com o licenciamento ambiental e com a operacionalidade dos perfis no Sicar, o sistema nacional de CAR, além dos procedimentos de suspensão e cancelamento executados no sistema. Desta forma, os municípios se equiparam não só no entendimento das análises técnicas, como também no entendimento do funcionamento do Sicar, aprimorando suas metodologias de análise e capacitação da equipe técnica, fortalecendo assim o processo de regularização ambiental de imóveis rurais em análise nesses municípios.
Um homem identificado com José Orlando, de 31 anos, foi morto com um golpe de…
Será lançado neste domingo (15), o documentário "Dançando Além das Fronteiras", o primeiro documentário de…
Na madrugada deste domingo, 22 de dezembro de 2024, ocorreu um acidente envolvendo um animal…
Um espetáculo de luz, música e encenações para celebrar o nascimento de Jesus. Assim, mais…
O corpo de Walyson Fernandes de Souza, de 16 anos, foi encontrado no último sábado…
O governo obteria superávit primário em 2024 se o Congresso Nacional não tivesse prorrogado a…
This website uses cookies.