Categories: Notícias

HMUE promove simulado de abandono em caso de incêndio

Manuseio de extintores e hidrantes para combate ao fogo, além de resgate de pacientes fictícios, foram as atividades abordadas durante a ação

Uma operação complexa e preventiva foi realizada na manhã desta terça-feira, 28, no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém. Na ocasião, os colaboradores participaram de uma simulação de abandono de área em caso de incêndio.

O plano de abandono, como é chamado o simulado, teve a presença de profissionais de áreas estratégicas do Hospital Metropolitano. Todos se submeteram a instruções sobre retirada de pacientes, atendimento pré-hospitalar e condutas em caso de explosão.

A ação não interrompeu o atendimento e a rotina do hospital, e foi aplicada com base em diretrizes institucionais da Pró-Saúde, entidade filantrópica que realiza a gestão do HMUE desde 2012, por meio de contrato de gestão com a Secretaria de Estado da Saúde Pública do Pará (SESPA).

O evento foi organizado pelo hospital e contou com a parceria do Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A atividade envolveu mais de 50 pessoas, entre brigadistas, voluntários, colaboradores e agentes dos órgãos públicos.

“É um exercício que realizamos periodicamente para que todos saibam suas obrigações e para onde levar cada um, cumprindo nosso plano de contenção e distribuição”, explicou o coordenador do Pronto Atendimento hospital, José Guataçara Gabriel.

Para que a ação ocorresse com segurança, foram adotadas medidas com base nas orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, os pacientes, acompanhantes e colaboradores foram informados previamente sobre a ação.

Os brigadistas dividiram-se em grupos e cada um ficou responsável por uma função, entre elas o manuseio de extintores e hidrantes para combate ao fogo. Para a ação, foram usados pacientes fictícios – com maquiagem simulando ferimentos e queimaduras – treinados para a atividade.

Para o coordenador geral da brigada de incêndio do Metropolitano, Roger Silva, é fundamental que a equipe esteja qualificada para que possa atuar em diversas áreas e promover a segurança de todos.

Em caso de evacuação, foi apresentado a logística de transporte desses usuários. “As ‘vítimas’ foram transportadas conforme o estado de saúde, levando em consideração quatro estágios, como leve, grave, gravíssimo e morte”, explicou Roger.

De acordo com a OMS, esse tipo de situação de risco é aquela que necessita de atendimento além dos recursos disponíveis, que exigem medidas extraordinárias para manter o serviço básico às vítimas.

“Não é fácil, mas a calma é fundamental para fazer o direcionamento e não causar pânico. Com uma equipe treinada, concluímos que em caso de necessidade, todos os nossos usuários e profissionais estariam seguros diante de uma emergência”, reforçou o diretor administrativo e financeiro do HMUE, Carlos Henrique Oliveira.

Para que o atendimento não seja comprometido em caso de emergência, o Hospital Metropolitano dispõe de 130 brigadistas espalhados por toda a unidade. Esses profissionais ficam atentos a qualquer tipo de alerta para agir e manter a integridade de pacientes, acompanhantes e colaboradores.

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Em Marabá, ‘Bebês Noéis’ encantam no ensaio fotográfico no Hospital Regional

A magia do Natal chegou mais cedo à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do…

3 horas ago

Motorista idoso colide com posto de saúde em Tailândia

Um carro desgovernado atingiu o Centro de Saúde Ignácio Koury Gabriel na tarde desta quinta-feira…

3 horas ago

Richarlison e noiva anunciam sexo do primeiro filho

Os dois fizeram um chá revelação para anunciar o sexo do bebê. | (Foto: Reprodução/Instagram)O…

4 horas ago

Produtos da ceia de Natal têm diferenças de quase 190% em São Paulo

Diferença de até 188% nos preços dos produtos mais comuns da ceia de Natal foi…

5 horas ago

MPF pede suspensão imediata de permissões para mineração na APA do Tapajós não autorizadas pelo ICMBio

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou, nesta quarta-feira (18), uma ação civil pública com pedido…

8 horas ago

Bombeiros intensificam buscas de idosa com alzheimer desaparecida em Tailândia

A família de Luzanira Conceição Lima da Silva, de 80 anos, passa por momentos de aflição…

8 horas ago

This website uses cookies.