Centro de Perícias ‘Renato Chaves’ recebe equipamentos da Segup

“Se o perito criminal dispor das ferramentas tecnológicas necessárias para o desenvolvimento do seu trabalho, ele é capaz de empregar extrema qualidade, eficiência e eficácia ao laudo, tornando-o mais robusto”, garantiu o diretor do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPCRC) e perito criminal Celso Mascarenhas, em cerimônia de recebimento dos novos equipamentos fornecidos pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), na manhã desta quinta-feira (2). Na ocasião, foram entregues ao CPC sete sonômetros, um dispositivo de extração de dados digitais – Cellebrite, três aeronaves remotamente pilotadas – conhecidas popularmente como drones e três GPS’s portáteis.

Os drones recebidos possuem câmera acoplada que conseguem dar zoom, além de fotografar e filmar em 4K. De acordo com o perito criminal do NCCV, Janio Arnoud, “os drones auxiliarão no sentido documentar em ângulos diferenciados, permitindo acessar locais de difícil e até impossível acesso, fazendo registros imediatos antes de intervenções de outras forças da segurança pública. Além disso, ele nos fornece imagens aéreas que nos dá uma leitura precisa e detalhada possibilitando aos peritos um entendimento melhor do local, formando dinâmicas para entendermos o que se passou no momento do crime”.

Já para o Núcleo de Crimes Ambientais (NCA), os drones serão utilizados para mapear e documentar áreas ambientais, pontes e viadutos. O NCA também utilizará os GPS’s, que fornecem as coordenadas geográficas a partir de conexão com satélites, permitindo à perícia a mensuração de áreas em casos de queimadas e alagamentos, por exemplo, “enquanto os sonômetros serão úteis para perícias de constatação de poluição sonora, já que eles medem o nível de intensidade sonora no ambiente”, explicou o coordenador do NCA, Orley Cruz.

Há de se destacar o recebimento do dispositivo software israelense de extração de dados digitais – Cellebrite UFED, equipamento que realiza extração, transferência e análise de dados para dispositivos móveis e telefones celulares, e ainda com alcance para drones, e que ajudará nas perícias de crimes de informática. “É necessário que seja uma constante a utilização de recursos tecnológicos atualizados para que se consiga acompanhar os recursos utilizados pela criminalidade, que usa a tecnologia para causar danos à sociedade, logo a aquisição do equipamento da Cellebrite vai proporcionar à perícia de T.I. uma facilidade maior na coleta de dados de dispositivos móveis, como tablets, drones e aparelhos celulares”, disse Mayken Oliveira, da Gerência de Perícia em Informática (GPI).

A doação do Cellebrite foi feita pelo The Exodus Road, grupo sem fins lucrativos e que combate o tráfico humano, para a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e repassado ao CPCRC, sendo o Pará o primeiro estado do Brasil a receber este suporte.

Redação

Recent Posts

Homem é preso suspeito de tráfico de drogas em Itaituba

Durante rondas ostensivas, uma guarnição da policia militar avistou um homem identificado como Josimar Braga…

2 horas ago

Homem morre ao sofrer descarga elétrica no Pará

Manoel da Silva Chaveiro, de 33 anos, morreu na tarde de quinta-feira (25), ao sofrer…

2 horas ago

Mercado financeiro prevê crescimento do PIB acima de 2% em 2024

O mercado financeiro elevou pela décima vez consecutiva a projeção do crescimento da economia brasileira…

2 horas ago

Liverpool vence o Fulham e divide ponta da Premier League

Faltam cinco rodadas para terminar a Premier League | Liverpool F.C Neste domingo (21), o…

3 horas ago

Vídeo: Criança recém-nascida é salva por Policias Militares em Itaituba

Uma criança foi salva em Itaituba graças a ação rápida e as habilidades de reanimação…

7 horas ago

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre aos 51 anos

Anderson Leonardo, do Molejo, morreu hoje, aos 51 anos, em decorrência de um câncer. A…

7 horas ago

This website uses cookies.