Os drones recebidos possuem câmera acoplada que conseguem dar zoom, além de fotografar e filmar em 4K. De acordo com o perito criminal do NCCV, Janio Arnoud, “os drones auxiliarão no sentido documentar em ângulos diferenciados, permitindo acessar locais de difícil e até impossível acesso, fazendo registros imediatos antes de intervenções de outras forças da segurança pública. Além disso, ele nos fornece imagens aéreas que nos dá uma leitura precisa e detalhada possibilitando aos peritos um entendimento melhor do local, formando dinâmicas para entendermos o que se passou no momento do crime”.
Já para o Núcleo de Crimes Ambientais (NCA), os drones serão utilizados para mapear e documentar áreas ambientais, pontes e viadutos. O NCA também utilizará os GPS’s, que fornecem as coordenadas geográficas a partir de conexão com satélites, permitindo à perícia a mensuração de áreas em casos de queimadas e alagamentos, por exemplo, “enquanto os sonômetros serão úteis para perícias de constatação de poluição sonora, já que eles medem o nível de intensidade sonora no ambiente”, explicou o coordenador do NCA, Orley Cruz.
Há de se destacar o recebimento do dispositivo software israelense de extração de dados digitais – Cellebrite UFED, equipamento que realiza extração, transferência e análise de dados para dispositivos móveis e telefones celulares, e ainda com alcance para drones, e que ajudará nas perícias de crimes de informática. “É necessário que seja uma constante a utilização de recursos tecnológicos atualizados para que se consiga acompanhar os recursos utilizados pela criminalidade, que usa a tecnologia para causar danos à sociedade, logo a aquisição do equipamento da Cellebrite vai proporcionar à perícia de T.I. uma facilidade maior na coleta de dados de dispositivos móveis, como tablets, drones e aparelhos celulares”, disse Mayken Oliveira, da Gerência de Perícia em Informática (GPI).
A doação do Cellebrite foi feita pelo The Exodus Road, grupo sem fins lucrativos e que combate o tráfico humano, para a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e repassado ao CPCRC, sendo o Pará o primeiro estado do Brasil a receber este suporte.
Técnico de enfermagem preso no mês passado por gravar estupros a pacientes em Curitiba |…
Em dia de tensões no mercado interno e externo, o dólar fechou acima de R$…
Na última terça-feira (12), o escritório de uma funerária localizada no conjunto Costa e Silva,…
O homem de 67 anos, identificado como Valdecy, foi preso na tarde desta quarta-feira (13.11)…
Após rumores de demissão do ator, o funcionário foi migrado para o programa "Domingo Legal",…
As Carretas da Saúde e Educação #Sem Fronteiras, junto com os odontomóveis, estarão em diversas…
This website uses cookies.