Com queda de 50% na taxa de ocupação de leitos Covid, HRSP inicia retomada de atendimentos

Na próxima terça-feira (17), consultas ambulatoriais, exames e cirurgias eletivas em diversas especialidades voltarão a beneficiar demanda reprimida

O Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, irá reduzir nesta terça-feira (17) o número de leitos exclusivos para o tratamento de pacientes com a Covid-19 e retomar de forma gradativa seus atendimentos eletivos.

Com uma taxa de ocupação estável no último mês abaixo de 50%, os leitos destinados para o combate à pandemia na unidade do Governo do Pará, gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde, irá passar de 28 para 14 leitos, sendo 4 clínicos e 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Segundo o médico Cassiano Barbosa, diretor técnico do HRSP, durante o pico da segunda onda da pandemia, a unidade chegou a contar com 52 leitos para Covid, e com mais de 70% dos seus atendimentos voltados para combater a doença.

“A redução dos leitos para a Covid, e a retomada gradativa das nossas atividades, significa que estamos vencendo essa doença. Mais não podemos nos descuidar, todos devem se vacinar, e seguir as medidas de prevenção como utilizar a máscara, higienizar as mãos e evitar aglomerações”, ressaltou.

De acordo com Valdemir Girato, diretor hospitalar do HRSP, a retomada das consultas ambulatoriais, exames e cirurgias eletivas em diversas especialidades, irá beneficiar uma demanda reprimida da sociedade regional.

“A retomada de nossas ações será de maneira gradativa, e irá seguir todas as medidas de segurança, preconizadas pelo Ministério da Saúde. Ainda somos referência para os casos graves da pandemia, mas vamos, aos poucos, voltar a atender as outras enfermidades, que também precisam dos nossos cuidados”, explicou.

O Regional do Sudeste do Pará já recuperou aproximadamente 600 pacientes dos casos mais graves do novo coronavírus, e integra a rede pública de saúde do Estado, sendo referência para mais de 1 milhão de pessoas de 22 cidades da região.

Com cerca de 700 colaboradores, o HRSP é destaque na prestação de serviços como ortopedia-traumatologia, cardiologia, oftalmologia, cirurgia plástica reparadora, hemodiálise e até partos de alto risco.

 

Atendimentos 

Em 2020, o HRSP realizou um total de 367 mil atendimentos, sendo 2.479 internações, 21.762 atendimentos ambulatoriais em diversas especialidades, 5.207 atendimentos de urgência e emergência, 189.838 mil exames e 1.537 cirurgias e 146 mil atendimentos multiprofissionais.

No ano passado, a unidade alcançou o índice de 97% de satisfação junto aos pacientes e acompanhantes, ressaltando a excelência dos trabalhos prestados pela instituição na região.

Redação

Recent Posts

Nova ponte estaiada entre Icoaraci e Outeiro avança em Belém

A ponte irá integrar ainda mais a região metropolitana de Belém. | (Divulgação)O investimento em…

5 horas ago

CMN regulamenta ampliação do Minha Casa, Minha Vida para classe média

Em reunião extraordinária nesta quarta-feira (30), o Conselho Monetário Nacional (CMN) regulamentou a ampliação do…

5 horas ago

Carolina Dieckmann conta relato forte sobre alcoolismo da mãe

Carolina Dieckmann desabafa sobre dependência alcoólica da mãe durante infância da atriz. | Divulgação/(Des)controleEm entrevista…

10 horas ago

Payet nega agressão e diz que beber urina era comum

Larissa publicou fotos com marcas no corpo | Reprodução/InstagramO jogador francês Dimitri Payet, do Vasco…

16 horas ago

Mais de 32 milhões são autônomos informais ou trabalham sem carteira

Cerca de 32,5 milhões de trabalhadores brasileiros atuam como autônomos de modo informal (ou seja,…

16 horas ago

Encontro gastronômico traz chefe belga Hervé Witmeur

No próximo domingo, 27 de abril, um encontro gastronômico dará vida à primeira edição do…

21 horas ago