Categories: MarabáNotíciasPará

Agosto Dourado: A importância da amamentação nos primeiros meses de vida da criança

Profissional do Hospital Regional do Sudeste do Pará aponta os benefícios do aleitamento materno na primeira infância e que podem durar pela a vida inteira

No mês da campanha “Agosto Dourado”, que incentiva e promove a conscientização sobre os benefícios do aleitamento materno para mães e bebês, o Hospital Regional do Sudeste do Pará (HRSP), em Marabá, realizou nesta terça-feira (24) uma palestra voltada aos pacientes e colaboradores sobre amamentação.

Promovida pelas comissões de aleitamento materno e Humanização, a iniciativa teve como objetivo sensibilizar sobre a importância da rede de apoio no momento do aleitamento e dos prejuízos no desmame precoce, além de práticas que favorecem a qualidade de vida dos bebês e mulheres neste momento da vida.

De acordo com Fernanda Miranda, enfermeira e integrante da comissão de aleitamento, o estímulo a amamentação começa nos primeiros momentos da vida do bebê. Ela explica que a “hora de ouro” corresponde à primeira hora após o parto. “É um momento valioso para o primeiro contato, a saúde e o bem-estar da mãe e da criança, é o momento mais adequado para o primeiro toque, o aconchego, o contato pele a pele e o incentivo para amamentação”, explica.

O Regional do Sudeste do Pará é uma unidade que pertence ao Governo do Pará, sendo gerenciado pela entidade filantrópica Pró-Saúde. O hospital é referência para mais de 1 milhão de pessoas de 22 municípios da região, e conta com nove leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e quatro leitos clínicos obstétricos.

A assistência à saúde do bebê com o leite

Segundo a enfermeira, todo bebê nascido no HRSP, e que esteja bem de saúde, faz a primeira mamada na “hora de ouro” na unidade, o que contribui para a redução do tempo de internação e desenvolvimento neuromotor da criança.

“Quando o bebê não necessita de cuidados pediátricos imediatos após o parto, ele deve ser colocado diretamente na altura do abdômen ou do peito da mulher, apenas com as costas e a cabeça cobertas, esse ato cria um vínculo muito forte entre mãe e filho”, destaca.

Para Tayna de Sousa Silva, mãe da pequena Cecilia Vitória, que nasceu prematura e está internado no HRSP, as orientações ajudaram a esclarecer algumas dúvidas que tinha sobre amamentação.

“A palestra foi muito importante e trouxe diversas orientações, como a posição correta para amamentar, os tipos de ‘pegas’ no peito que o bebê pode ser colocado para mamar, e como a hora de ouro contribui para o crescimento saudável do bebê”, disse.

Durante a palestra, Michele Trindade, enfermeira e consultora de amamentação que foi convidada para participar da ação, aponta que o Ministério da Saúde recomenda, sempre que possível, que o bebê receba leite materno na primeira hora de vida, medida que também traz vários benefícios.

“Para o recém-nascido, ser amamentado na primeira hora de vida significa receber o colostro, o primeiro leite materno, ele é conhecido entre os pediatras como a primeira ‘vacina’ do bebê, já que é rico em anticorpos e nutrientes”, ressalta.

Conheça dez benefícios da hora de ouro

  • 1) Aumenta o vínculo afetivo entre mãe e filho;
  • 2) Estimula o início precoce da amamentação e melhora as chances de sucesso no aleitamento;
  • 3) Ajuda a controlar a pressão arterial que, se estiver alta, pode evoluir para complicações graves como a eclâmpsia, síndrome de Hellp e problemas cardiovasculares;
  • 4) Auxilia no emagrecimento pós-parto;
  • 5) Diminui os índices de depressão pós-parto;
  • 6) Favorece a colonização do bebê por bactérias boas da mãe, que ajudam na proteção da criança;
  • 7) Reduz as chances de hipoglicemia (glicose baixa) e de hipotermia (queda brusca de temperatura corporal, especialmente nos bebês);
  • 8) Diminui os riscos de hemorragia pós-parto para a mãe;
  • 9) Melhora a imunidade dos bebês, diminuindo o risco de alergias futuras;
  • 10) Regula os batimentos cardíacos do bebê, ajudando a diminuir o choro e o estresse.

Em 2020, durante a pandemia, o Regional do Sudeste do Pará realizou mais de 800 atendimentos obstétricos e neonatais, dentre os quais 51 partos de alto risco. A unidade presta atendimento 100% gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Juninho de saída? Meia paraense deve deixar o Paysandu

Juninho disputou apenas seis jogos em 2025, ficando 101 minutos em campo | Jorge Luís…

5 horas ago

Petrobras amplia capacidade de produção da Refinaria Abreu e Lima

A Refinaria Abreu e Lima (Rnest), na cidade de Ipojuca, na região metropolitana do Recife,…

5 horas ago

Edital para artistas paraenses abre inscrições neste mês

Os artistas paraenses que buscam um espaço para mostrar melhor seus trabalhos e produções artísticas…

10 horas ago

Renata Vasconcellos enfrenta pane ao vivo no Jornal Nacional

A jornalista e apresentadora do Jornal Nacional, Renata Vasconcellos, demonstrou sua experiência e profissionalismo ao…

16 horas ago

Haddad discutirá transição ecológica e reforma do G20 na França

A transição ecológica e a reforma do G20 (grupo das 19 maiores economias do planeta,…

16 horas ago

Remo inicia reformas nos campos do CT; confira as fotos!

CT em Outeiro vai ser mais uma opção de treinamento para o Leão | Arquivo…

22 horas ago